Pe. Rubens out 23, 2020

Assembleia do Vicariato de São Bento discute Plano Diocesano de Pastoral

Assembleia do Vicariato de São Bento  discute Plano Diocesano de Pastoral

Com informações e fotos do Padre Anderson Rodrigo – Assessor Vicarial no Vicariato São Bento da Pastoral da Comunicação

Aconteceu nesta quinta-feira, 22 de outubro, às 20h, a Assembleia do Vicariato de São Bento com a presença de Dom Paulo Cezar, Dom Eduardo Malaspina, Padre Marcelo Souza (Coordenador Diocesano de Pastoral), diversos padres, diáconos e leigoa das paróquias do Vicariato. O encontro foi realizado  na Igreja Matriz de São Bento, na qual Dom Eduardo, Administrador Paroquial daquela igreja, juntamente com os padres Romeu e Marcio, deu as boas vindas aos presentes. Em seguida, o Coordenador Diocesano de Pastoral conduziu uma oração inicial com todos e, em seguida, passou a palavra a Dom Paulo Cezar.

Em sua fala, o Administrador Diocesano relembrou os trabalhos e todo o trajeto do Plano Pastoral anterior, que teve como tema “Igreja, Casa da Palavra e da Formação do Discípulo Missionário” e que esteve em desenvolvimento durante os anos de 2018 e 2019. Nosso Dom Paulo Cezar lembrou que “(…) evangelizar é a missão total da Igreja. A Igreja existe para evangelizar”, relembrando que esse é o mandato que o Senhor deu à Igreja de ir pelo mundo inteiro e anunciar o Evangelho (cf. Mc 16,15).

Dom Paulo Cezar também falou das linhas mestras para o novo Plano Diocesano de Pastoral a ser confeccionado e que deverá estar em concordância com os frutos colhidos com o Plano anterior.

Após a fala do Administrador Diocesano, nosso Coordenador Diocesano de Pastoral expôs o desejo de toda a Equipe Diocesana de Pastoral em construir juntos o próximo Plano que abarcará os próximos anos da caminhada pastoral de nossa Igreja Particular, retomando como foram os trabalhos em 2017 para eleger as urgencias para o Plano de 2018-2019, sendo que a ênfase em 2018 foram as Escolas Bíblicas e a de 2019 as Missões Diocesanas. Nas palavras do padre Marcelo Sousa: “Para que o Evangelho atinja as estruturas necessárias; para que o Evangelho seja conhecido, acolhido no meio de nós, vivido por nós, é necessário que a gente planeje. Ou seja, uma Igreja que planeja sua ação pastoral, uma Igreja que busca uma comunhão eclesial, é uma Igreja que vive da comunhão”. O planejamento desses trabalhos visa o fortalecimento de uma “koinonia”, de uma Igreja que é casa, que é acolhida e que dá vida aos que nela habitam, estando também atentos às necessidades que nossa Igreja Diocesana possui.

Após a explicação, passou-se para a votação, online, das urgencias através de um link a um formulário cujas respostas serão entregues à Equipe Diocesana de Pastoral.

Com palavras de ânimo e de encorajamento, a Assembleia foi encerrada com as bençãos de Deus, com a intercessão da Virgem Maria, de São Bento e de São Carlos Borromeo.