Diocese São Carlos out 19, 2015

Anuário Estatístico da Igreja apresenta ação da Igreja no mundo

Todos os anos, no Dia Mundial das Missões (18 de outubro), a Agência Fides apresenta alguns dados estatísticos da Igreja do mundo. Os dados foram retirados do último Anuário Estatístico da Igreja e dizem respeito aos membros da Igreja, às suas estruturas pastorais, às atividades no campo da saúde, assistencial e educativo.

Segundo o Anuário Estatístico o número de católicos aumentou em 0,19%, o que representa mais de 25 milhões (25.305.000) de pessoas. A população mundial nesse período aumentou em mais de 70 milhões de pessoas (70.421.000) em relação ao ano anterior. Os católicos representam atualmente 17,7% da população mundial.

Diminuição das vocações religiosas femininas

A pesquisa indicou novamente a diminuição no número de vocações, especialmente as vocações religiosas femininas. A pesquisa compreende as religiosas com profissão temporária e permanente. Nesse período foram menos 8.954 religiosas. Porém, um percentual menor que o ano anterior, quando foram menos 10.677 religiosas.

Os seminaristas menores e maiores, diocesanos e religiosos, também diminuíram.

Os seminaristas maiores, diocesanos e religiosos, diminuíram em 1.800 em todo o mundo. Hoje, totalizam 118.255 religiosos. Desses, os diocesanos são 71.537 e os religiosos 46.714. Somente a África aumentou nesse período o número de seminaristas, os outros continentes registraram decréscimo.

Já os seminaristas menores, diocesanos e religiosos, diminuíram 775 em relação ao ano anterior. Os seminaristas menores, diocesanos e religiosos, totalizam 101.928. Desses, os diocesanos são 78.556 e os religiosos 23.372. O aumento foi registrado apenas na América, Ásia e Oceania, enquanto diminuíram na África e Europa. Para os seminaristas diocesanos a diminuição é registrada em todos os continentes com exceção da Ásia e os seminaristas religiosos, pelo contrário, estão em crescimento na África, América e Oceania, enquanto diminuem na Ásia e Europa.

O aumento de vocações ocorreu quanto ao número de padres no mundo. Sobre o ano anterior, foram 1.035 novos padres, chegando a um total de 415.348. Os padres diocesanos aumentaram em 971 e os religiosos, sendo a grande maioria no mundo com 280.532. Os religiosos, por sua vez, totalizam 134.816 e tiveram um aumento de 64 novos padres, no período.O número de católicos por sacerdote, aumentou em 54 unidades, chegando a número de 3.019.

No período, foram registrados 40 novos bispos para a Igreja Católica, totalizando 5.173. Desses, 3.945 são diocesanos e 1.228 são religiosos. O número de bispos tanto diocesanos quanto religiosos aumentou em todos os continentes, com exceção da Oceania.

Com relação aos diáconos permanentes, a Igreja ganhou 1.091 novos diáconos, chegando a um total de 43.195.

No campo educacional a Igreja atende, somadas todas as instituições, mais de 63 milhões de pessoas.

No campo educacional

Em todo o mundo, a Igreja tem presença marcante no campo da educação.

As escolas maternas administradas pela Igreja são 73.263, frequentadas por quase 7 milhões de alunos.

As escolas primárias são 96.822, e atendem mais de 32 milhões de crianças.

Os institutos secundários por sua vez, são 45.699 e assistem mais de 19 milhões de alunos.

A Igreja acompanha ainda mais de 2,3 milhões de alunos das escolas superiores e 2,7 milhões de estudantes universitários.

No campo da saúde e assistência social

Nesse setor, a Igreja também favorece milhões de pessoas, entre enfermos, idosos, órfãos, e outros.

Quanto aos institutos de beneficência e assistência, a Igreja administra 5.034 hospitais, com presença marcante na América e África; 16.627 dispensários, a maior parte na África, América e Ásia; 611 leprosários distribuídos principalmente na Ásia e África; 15.518 casas para idosos, doentes crônicos e deficientes, a maior parte na Europa  e América; 9.770 orfanatos, a maior parte na Ásia; 12.082 jardins de infância com maior número na Ásia e América; 14.391 consultórios matrimoniais, a maior parte na América e Europa; 3.896  centros de educação e reeducação social e 38.256 instituições de outro tipo.

Outros números

Foram oito novas circunscrições eclesiásticas (dioceses, prelazias, entre outras) em relação ao ano precedente, chegando a 2.989, em todo o mundo.

As circunscrições eclesiásticas dependentes da Congregação para a evangelização dos Povos em 13 de outubro de 2015 são 1.111, com um aumento de duas circunscrições em relação ao ano precedente. A maior parte se encontra na África e Ásia, seguidas por América e Oceania.