Pe. Rubens jun 7, 2021

Administrador Diocesano: Dom Eduardo Malaspina

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano

Dom Eduardo Malaspina, nascido em Tabatinga SP, em 12 de Julho de 1967, filho do Sr. Odino Malaspina e da Sra. Ivonete Alves de Souza. Sendo segundo filho de três irmãos.

Seminário Menor, foi iniciado e concluído (1982-1984), e a Faculdade de  Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988-1991). Licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e fez Ciência de Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma. Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004) e Mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009-2012).

Em meio a todos os seus afazeres acadêmicos, buscando a melhor formação, sempre, para melhor servir a sua amada Diocese de São Carlos SP, como Padre (Presbítero), exerceu com maestria diversas funções: Vigário Paroquial Nossa Senhora do Patrocínio – Jaú SP (1992); Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense, SP (1992-1999); Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenação Diocesano de Pastoral da Diocese de São Carlos SP (2000-2008). Foi ainda, representante dos Presbíteros para os Encontros Nacionais; Professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (INFISTA), da Diocese. Enfim, e outras tantas funções importantes desempenhadas com maestria pela Diocese de São Carlos SP, foi Chanceler do Bispado (2013-2017).

Foi Pároco na Paróquia São Nicolau de Flue, em São Carlos SP (2001-2018). Em 07 de Março de 2018, foi nomeado pelo Santo Padre Francisco como Bispo Auxiliar da Diocese de São Carlos SP, e foi Ordenado Bispo em 01 de Maio de 2018, com o lema para a sua Ordenação: “IN AEDIFICATIONEM CORPORIS CHRISTI”, Para Edificar o Corpo de Cristo, o seu lema de Ordenação Episcopal, mostra o seu grande zelo pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e seu mistério de Salvação.

Já Ordenado Bispo Auxiliar da Diocese de São Carlos SP, foi nomeado Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB (03 anos); também da Sub-Região Pastoral Campinas do Regional Sul 1 da CNBB; deixando de ser o Referencial da Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB, foi nomeado Bispo referencial junto a Pastoral Ecológica, que se deu em 27 de Abril de 2021.

Com a nomeação para a Arquidiocese de Brasília de Dom Paulo Cezar Costa, onde o mesmo recebeu a posse canônica em 12 de Dezembro de 2020, sábado, Dom Eduardo Malaspina após a Santa Missa de posse Canônica de Dom Paulo Cezar Costa, já havia convocado uma Reunião com o Conselho de Consultores da Diocese de São Carlos, para apontarem o futuro Administrador Diocesano para a Diocese de São Carlos SP.

Na manhã do dia 14 de Dezembro de 2020, segunda-feira, o Colégio de Consultores elege Dom Eduardo Malaspina para estar neste período de Vacância da Diocese de São Carlos SP, para ser o Administrador Diocesano da Diocese. Na Santa Missa, do mesmo dia, na Catedral São Carlos Borromeu, São Carlos SP, às 12hs, o mesmo diante de Padres, Diáconos e o santo povo de Deus, assume esta nobre missão de governar a Diocese neste período.

Em 27 de Janeiro de 2021, com o comunicado da Nunciatura Apostólica, o Santo Padre o Papa Francisco, acolhe a eleição do Colégio de Consultores da Diocese de São Carlos SP, que nomeou Dom Eduardo Malaspina como Administrador Diocesano desta Igreja particular. O Administrador Diocesano de uma Diocese que se encontra vacante, se dá até a nomeação de um novo Ordinário para a Diocese.

Além de todas as funções já elencadas aqui, é também o Assessor para a Caritas Diocesana, Setor Social da Diocese de São Carlos SP, Coordenação Pastoral, com uma visão de Igreja em saída, como nos pede o Santo Padre Francisco, assim com sua experiência de 30 anos de vida Ministerial, vem ajudando a nós Diocesanos a sermos pessoas que dialogam com as diferenças e assumam um papel de protagonismo.

Dom Eduardo Malaspina, ao longo deste período de aproximadamente 06 meses, vem sendo muito ativo, e pronto, tanto no enfrentamento dos problemas que são parte integrante de uma Grande Diocese, mas sobretudo neste tempo tão difícil que estamos passando, COVID-19, PANDEMIA, com uma postura e palavra sempre pontual em relação às estas questões.