Diocese São Carlos jul 16, 2015

Aconteceu: Assembléia de Catequese do Regional Sul 1 da CNBB

Aconteceu no Centro de Eventos Anhanguera, São Paulo SP, de 10 a 12 de julho de 2015, a Assembleia de Catequese do Regional Sul I.

Estiveram presentes: 1 bispo, 14 padres, 1 diácono, 4 Religiosas e 111 leigos. Num total de 130 participantes. Teve inicio na sexta-feira, com um momento envolvente de oração, onde contemplou que podemos nos iluminar, a partir do Círio Pascal “O Ressuscitado”, depois a Palavra que ilumina o nosso caminho.

O tema de reflexão e estudo desta Assembleia foi a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco, assessorado por Antônio Caetano Silva (Toninho), da cidade de Americana, SP.

A EVANGELII GAUDIUM é esta belíssima carta que o Papa Francisco apresentou à Igreja, num texto que traz a contribuição dos trabalhos do Sínodo sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé”, realizado no Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012.

Apresentou aos participantes a Mística da alegria do Evangelho: “sentimos o desafio de descobrir e transmitir a «mística» de viver juntos, misturarmo-nos, encontrarmo-nos, darmos o braço, apoiarmo-nos, participarmos nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada” (Papa Francisco – “Evangelii Gaudium”, nº 87)

Foram momentos importantes para a Catequese deste Regional, onde os Sub-Regionais se encontraram para discutir os desafios e projetos para o próximo ano.

Na missa de encerramento, Dom Vilson recordou as palavras do Papa Francisco que, refletindo sobre a missão dos discípulos, a partir de Lc 10.1s, salientou que o Senhor os enviou, dois a dois, para anunciar nas cidades e aldeias que o Reino de Deus estava próximo, preparando assim as pessoas para o encontro com Jesus. Cumprida esta missão de anúncio, os discípulos regressaram cheios de alegria. Assim nossos catequistas passam pelo mesmo envio do Senhor em suas comunidades e devem levar o anuncio de Jesus aos seus catequizandos com os corações cheios de alegria.

O encontro encerrou às 12h00 com uma belíssima oração de envio, onde todos, após o almoço, retornaram aos seus lares e cidades de origem.

Fonte: Diocese de Limeira