Pe. Rubens fev 16, 2021

ACOMPANHE ON LINE: MISSA DE QUARTA- FEIRA DE CINZAS

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Reiza Lopes

Nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, acontece a Celebração da Quarta-Feira de Cinzas em toda a Igreja. A solenidade marca o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, data mais importante do calendário litúrgico da Igreja.

Dom Eduardo Malaspina – Administrador Diocesano presidirá à Missa de início da Quaresma no Altar do Santuário São Pio X, nesta quarta- feira às 11h45. Os fiéis são convidados a participarem pela Página Oficial da Diocese de São Carlos no Facebook: @diocesesaocarlos e através do site e aplicativo da SDS FM, 93.3 FM.

Significado das Cinzas

As cinzas lembram o cristão da sua origem e seu fim. Este sinal propõe ao fiel um caminho de conversão interior, com o desejo de seguir a Cristo crucificado e ressuscitado, praticando as virtudes da Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, uma das expressões será dita pelo celebrante uma única vez, no Altar. Em seguida, com as mãos higienizadas e portando máscara, o celebrante fará a imposição das cinzas, deixando-as cair sobre a cabeça de cada fiel.

Campanha da Fraternidade

Neste mesmo dia, a Igreja do Brasil abre também a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem o tema ‘Fraternidade e diálogo: compromisso de amor’ e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2, 14A).

A Campanha deste ano é ecumênica e tem o propósito de promover a reflexão sobre a importância do diálogo como testemunho de fé e sobre a necessidade de ter ânimo para prosseguir pelo caminho da unidade, na diversidade.