Pe. Rubens ago 27, 2020

Ação da Pastoral da Inclusão visa aquisição de impressora em braile

#paratodosverem: imagem de um papel com a escrita braille e sobre ele as mãos de uma pessoa. Na parte superior à direita o simbolo internacional de acessibilidade e o escrito “Pastoral da Inclusão”.

Por Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Iniciou nesta quinta-feira, 27, uma campanha de arrecadação financeira para aquisição de uma Impressora em braile. A campanha é uma promoção realizada pela Pastoral da Inclusão e está sob a responsabilidade da Coordenadora Diocesana para esta Pastoral, Michele Toso, e o Assessor Padre Alcides Ribeiro Filho.

Segundo dados do IBGE de 2010 do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população. Em seguida, ficaram problemas motores (2,3%), intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%).

Neste sentido, a Pastoral da Inclusão está empenhada em adquirir uma impressora para possibilitar a acessibilidade dos deficientes visuais da Diocese de São Carlos aos textos Sagrados, documentos da Igreja, folhetos de oração e os documentos oficias da Diocese, como o Plano Diocesano de Pastoral. Para tanto, os agentes desta pastoral tem mobilizado padres, comunidades e fiéis para aquisição da impressora que requer um investimento de R$ 25.000,00 reais.

Padre Alcides, destaca a importância da aquisição deste equipamento: “Quando falamos de inclusão, também falamos de deficientes visuais. Infelizmente nossa sociedade não está preparada a oferecer a estas pessoas condições de participar, seja de aulas presenciais, catequese, liturgia, como proclamar a Palavra de Deus e tantas outras coisas”, enfatiza.

Michele Toso, coordenadora diocesana da Pastoral da Inclusão menciona que para ter uma inclusão efetiva de nossos irmãos com deficiência visual, a aquisição desta impressora em Braille vai ajudar na confecção dos materiais de nossa Diocese de São Carlos, destacando os materiais para de iniciação à vida cristã, de evangelização, folhetos de missa, retiros, documentos oficiais e outros eventos próprios da Diocese:

“ Este passo é fundamental para inclusão e será um diferencial para nossa diocese, que já vem se destacando com a existência dessa pastoral. Esta impressora estaria instalada na sede do Setor Social e disponibilizaria estes impressos a toda nossa diocese”, enfatiza.

COLABORE COM ESTE PROJETO:

BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Agência: 0348 | Conta Corrente: 2247-8 |Operação:003 |

CNPJ:45.356.292/0001-38 – Mitra Diocesana de São Carlos.Enviar comprovante de doação/ depósito para: comunicacao@diocesesaocarlos.org.br

Contatos:

Instagram: @pastoraldainclusaosc