Pe. Rubens out 21, 2021

Abertura do Sínodo dos Bispos na Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Na noite desta quarta- feira (20), Dom Eduardo Malaspina – Administrador da Diocese, abriu oficialmente a fase diocesana do Sínodo, a celebração que aconteceu no Santuário São Pio X, contou com uma expressiva participação de fiéis das diversas paróquias e movimentos da diocese.

O Sínodo será um grande processo de escuta a toda a Igreja, como tem desejado o Papa Francisco desde o início do pontificado, será um caminho de três anos, sendo articulado em três fases: diocesana, continental e universal.

Uma Comissão Diocesana para o Sínodo 2021-2023 foi constituída durante a celebração e conta com a representatividade de todas as instâncias da Igreja presente na Diocese e terá como missão promover a animação do processo sinodal, promover o envolvimento de todas as forças vivas da Diocese, promover experiências formativas sobre o tema do sínodo e organizar as atividades pré-sinodal como destaca Padre Marcelo Souza – Coordenador Diocesano de Pastoral:

O Coordenador Diocesano destacou que a fase diocesana é constituída pela escuta, leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres, bispos, cardeais e missionários farão um processo de discernimento sobre a sinodalidade da assembleia. Isto acontecerá em cada arquidiocese e diocese do mundo inteiro e ressaltou a importância para a Diocese de São Carlos:

Este amplo processo Sinodal, busca contribuir com a renovação da Igreja, desafiada a ajudar o mundo a mudar, para que a humanidade seja mais justa, solidária e fraterna, os diocesanos serão ouvidos através de questionários on-line, como enfatiza Padre Marcelo, e será um processo de renovação, inspirado pelo Espírito Santo, que será vivido com a participação de todos os fiéis.

Diferente dos Sínodos anteriores que buscavam meios para evangelizar e atuar em áreas específicas, este sínodo quer resgatar em toda a Igreja um “modo operante” de ser, o Coordenador Diocesano de Pastoral menciona que este processo sinodal quer fazer uma leitura do mundo em que vivemos:

Dom Eduardo manifestou sua gratidão pela resposta à convocação que foi enviada às comunidades paroquiais. Durante a homilia, o Administrador Diocesano apresentou três pontos encontrados nas leituras proclamadas durante a missa e sua relação com o Sínodo:

Confira algumas fotos:
Missa de Abertura da Fase Diocesana do Sínodo