DOM LUIZ CARLOS É ELEITO PRESIDENTE DO SUB REGIONAL – CAMPINAS

Por Padre Robson Caramano com colaboração da Assessoria do Regional Sul 1 Na tarde desta quarta-feira, 31, o Bispo da

Por Padre Robson Caramano com colaboração da Assessoria do Regional Sul 1

Na tarde desta quarta-feira, 31, o Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, foi eleito presidente do Sub Região de Campinas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil [CNBB]. A eleição aconteceu durante a 85ª edição da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB.

A Conferência conta com 19 Regionais que contemplam toda a realidade do território Nacional Brasileiro, estes Regionais são subdivididos por Províncias Eclesiásticas [uma divisão territorial administrativa para melhor condução dos trabalhos a Igreja], O Sub Regional de Campinas contempla a Província Eclesiástica de Campinas, formada pela Arquidiocese de Campinas e pelas Dioceses de Piracicaba, Amparo, Bragança Paulista, Limeira e São Carlos.

Na ocasião da 85ª Assembleia, Dom Luiz Carlos também foi eleito membro do Conselho Econômico do Regional Sul 1. O acompanham nesta Assembleia o Padre Márcio Coelho, atual secretário do Sub Regional Campinas, e Padre Leonildo Gasqui, atual Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de São Carlos.

Confira como ficaram as representações das demais Sub Regiões:

Para favorecer a articulação pastoral, o Regional Sul 1 é dividido em sete sub-regiões, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 (RP 1), Ribeirão Preto 2 (RP 2), Sorocaba e São Paulo. O representante da Sub-região Aparecida será Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo Diocesano de Taubaté.

Em Botucatu, foi eleito o Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, para a Sub-região pastoral. Da Sub-Região Campinas, será Dom Luiz Carlos Dias o representante. Nas sub-regiões RP 1 e RP 2, foram escolhidos, respectivamente, Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Diocesano de Jaboticabal, e Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto.

Na Sub-região Sorocaba, o eleito foi o Bispo Diocesano de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior e, para a Sub-região São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Compartilhe

Destaques

Giro Diocesano

Giro Diocesano, Notícias
Giro Diocesano, Notícias

Notícias relacionadas

Giro Diocesano, Notícias

19 de maio de 2026

Destaque, Notícias

18 de maio de 2026

Destaque, Notícias

18 de maio de 2026

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem sua jornada de fé.