• Página inicial
  • >
  • Notícias
  • >
  • Tapetes de Matão representam parábolas da Bíblia: ‘missão é evangelizar’, diz padre

Tapetes de Matão representam parábolas da Bíblia: ‘missão é evangelizar’, diz padre

Doze quarteirões em forma de cruz receberam desenhos feitos de dolomita. Procissão aconteceu às 15h de ontem. Por Gabrielle Chagas,

Por Gabrielle Chagas, G1 São Carlos e Araraquara

Os tapetes que enfeitam os 12 quarteirões em forma de cruz em Matão (SP), que celebram o Corpus Christi, nesta quinta-feira (20) representam parábolas da Bíblia. Segundo o pároco de Matriz, Pe. Jorge João Aparecido Nahra, o tema escolhido para este ano foi ‘Eucaristia e Palavra alimentam e libertam para a missão’.

“Cada quadra tem uma parábola do evangelho, para que a gente leve a palavra para quem desconhece e seja um missionário. A missão é essa: evangelizar num mundo onde ainda há indiferença, o descartável, o individualismo, o consumismo exacerbado das pessoas”, afirmou.

Voluntários montam tapete de Corpus Christi em frente à Igreja Matriz de Matão. — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Voluntários montam tapete de Corpus Christi em frente à Igreja Matriz de Matão. — Foto: Gabrielle Chagas/G1

 

Este é o 71º ano que Matão tem as ruas enfeitadas, uma tradição na cidade e uma das principais comemorações de Corpus Christi da região. Haverá missas às 9h, às 11h. A última será às 15h, quando ocorre também a procissão sobre os tapetes.

“Nós herdamos a tradição de enfeitar as ruas dos portugueses e Matão mantém essa tradição muito bonita há 71 anos graças aos outros padres que passaram por aqui, que fomentaram a perseverar. Essa é a atitude bonita de Matão, a cidade persevera até hoje enfeitando as ruas para o Senhor, como também quer enfeitar o seu coração para que ele permaneça na vida de cada um de nós”, disse o pároco.

Tapetes de Corpus Christi de Matão representam passagens da Bíblia.  — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Tapetes de Corpus Christi de Matão representam passagens da Bíblia. — Foto: Gabrielle Chagas/G1

 

Este ano, as quadras estão sendo enfeitadas por membros das paróquias e instituições de Matão. Uma reunião prévia dividiu o trabalho de cada um. Os voluntários começaram os trabalhos de madrugada.

“Retomamos a divisão das quadras para cada paróquia ou movimento, só tem uma quadra que é feita pelos artistas de rua, como costume de Matão para homenagear os artistas”, explicou Pe. Jorge.

Voluntários se empenham para montar os tapetes para a procissão de Corpus Christi em Matão.  — Foto: Gabrielle Chagas/G1Voluntários se empenham para montar os tapetes para a procissão de Corpus Christi em Matão.  — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Voluntários se empenham para montar os tapetes para a procissão de Corpus Christi em Matão. — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Compartilhe

Destaques

Giro Diocesano

Notícias relacionadas

Giro Diocesano, Notícias

29 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

28 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

24 de abril de 2026

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem sua jornada de fé.