• Página inicial
  • >
  • Notícias
  • >
  • Corresponsabilidade na missão evidencia a pertença diocesana durante Assembleia Eclesial

Corresponsabilidade na missão evidencia a pertença diocesana durante Assembleia Eclesial

O bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, assessorou as

O bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, assessorou as conferências deste sábado na Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Indaiatuba, no Mosteiro de Itaici.

Com o tema “Identidade eclesial e pertença diocesana”, Dom Antonio proporcionou uma reflexão a partir do coração de Igreja local, pois “a pertença diocesana é a vivência concreta da identidade eclesial”, indicou.

Ao retomar as diversas imagens eclesiais expressas no Novo Testamento, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro explicou que as noções de Povo de Deus, de Corpo de Cristo e de Templo do Espírito, orientadas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), ajudam na compreensão global da Igreja. Assim, “a diocese é a Igreja local plenamente Igreja de Cristo em comunhão com as igrejas”, explicou.

Dom Antonio ajudou a assembleia a compreender teologicamente a identidade eclesial: “a unidade da Igreja é obra do Espírito na vida sacramental, tendo na Eucaristia o ápice da comunhão!”.

Num olhar histórico, a estruturação ministerial da Igreja e sua organização também foram contempladas durante a assessoria evidenciando a “Diocese como porção do povo de Deus” para firmar a identidade eclesial da comunhão e a pertença diocesana enquanto “manifestação da catolicidade” garantida pela presença de Cristo na comunidade celebrativa.

Pela comunhão episcopal, “a sucessão apostólica é o elemento ministerial chave para a relação da Igreja local e da Igreja universal”, explicou Dom Antonio ao indicar que o elemento territorial, que compõe a Diocese, por razões históricas e culturais, evidencia a Igreja enquanto ‘mãe que congrega seus filhos’ à Palavra e aos Sacramento, e como ‘Igreja fraternidade’ que manifesta a unidade na diversidade de dons e carismas.

A partir da assessoria da manhã, a Assembleia Eclesial promoveu um momento de trabalho em grupo por sub-regiões pastorais, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo (dividida em dois grupos) e Sorocaba, para que o aprofundamento da reflexão sobre corresponsabilidade e fortalecimento da missão evangelizadora da Igreja nas dioceses paulistas.

Fotos/Texto – Pascom Regional Sul 1

Compartilhe

Destaques

Giro Diocesano

Giro Diocesano, Notícias

Notícias relacionadas

Destaque, Notícias

18 de maio de 2026

Destaque, Notícias

18 de maio de 2026

Destaque, Notícias

16 de maio de 2026

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem sua jornada de fé.