Diocese São Carlos jun 16, 2017

Procissão de Corpus Christi reúne centenas de fiéis em Matão, SP; veja as fotos

Por Fabio Rodrigues, G1 São Carlos e Araraquara

Centenas de pessoas participaram da missa e da procissão de Corpus Christi, em Matão (SP), na tarde desta quinta-feira (15). O percurso de 1,2 km aconteceu sobre os tapetes confeccionados desde a madrugada em 12 quadras da cidade.

Significado da celebração

A celebração, que é tradição há quase 7 décadas, teve a presença do bispo Dom Paulo Cezar Costa. O tema deste ano foi ‘Eucaristia: compromisso com o cuidado da criação – dom de Deus’.

Confira o vídeo:

“Nós nos unimos para a celebração da Eucaristia e já há 69 anos a cidade de Matão vem ornamentando as ruas porque o Corpus Christi é um momento que a gente sai com Jesus Santíssimo Sacramento nas ruas. Esse senhor que invade as ruas, que nos protege. A procissão é o momento em que Jesus vai ao encontro das pessoas e quer abraçar o seu povo”, afirmou o padre Marcelo Aparecido Jolli

O torneiro mecânico aposentado José Natalino, de 62 anos, marca presença na celebração todos os anos. “A festa é excelente, já é tradição. Meu pai ajudava no tapete, eu já ajudei e meu filho também. O evento vem melhorando a cada ano. A procissão é o momento mais esperado e para mim é muito importante”, afirmou.

O torneiro mecânico aposentado José Natalino em Matão (Foto: Fabio Rodrigues/ G1)

A dona de casa Ana Belitani, de 58 anos, também celebrou o Corpus Christi nesta quinta.”Eu acho uma festa muito bonita, venho todo ano. A procissão é um evento religioso muito forte, faço questão de participar”.

Procissão de Corpus Christi em Matão (Foto: Fabio Rodrigues/ G1)

Percurso pelas ruas de Matão

O trajeto decorado por onde passará a procissão começa em frente à Igreja Matriz, na Rua José Bonifácio, segue pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida XV de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na Igreja Matriz.

Procissão de Corpus Christi reúne centenas de fiéis em Matão (Foto: Fabio Rodrigues/ G1)

Preparação dos tapetes

A preparação para a celebração do Corpus Christi começou cedo em Matão (SP). Ao todo, 700 voluntários participaram da confecção dos tradicionais tapetes. Ainda de madrugada moradores de todas as idades foram às ruas montar o tapete que delimita a procissão e se transformou em uma tradição na cidade, atraindo turistas.

Tapetes de Corpus Christi em Matão (Foto: Reprodução/ EPTV)
Tapetes de Corpus Christi em Matão (Foto: Fabio Rodrigues/ G1)

oto: Fabio Rodrigues/ G1