Diocese São Carlos abr 22, 2024

6º REVIV acontece em Borborema

Neste domingo (21), a Paróquia São Sebastião de Borborema sediou o Encontro de Reavivamento Vocacional Vicentino (REVIV), do Conselho Metropolitano de São José do Rio Preto da Sociedade de São Vicente de Paulo. O encontro aconteceu na sede social do Clube de Rodeio e Campo de Borborema. Teve inícioàs 07 horas, com a recepção das caravanas dos Conselhos Centrais, que compõem o Conselho metropolitano: Barretos, Catanduva, Jaboticabal, Jales, Novo Horizonte, São José do Rio Preto, Tanabi e Itápolis. Após a recepção, foi servido o café da manhã aos presentes. O encontro teve como Tema: “Sede perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5,48) e como Lema: “Não basta fazer o bem, é preciso fazê-lo bem”.

O encontro contou com autoridades presentes e representantes da Família Vicentina, como o Irmão Agenor, religioso da Família Vicentina e assessor espiritual do Conselho Metropolitano de S.J. do Rio Preto;a consócia Ada Ferreira, que foi a primeira mulher a ser presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP; e o Padre Edson Friedrichsen, da Congregação da Missão (CM).

O REVIV teve uma participação de aproximadamente 750 pessoas, entre vicentinos e não vicentinos. Durante o encontro desenvolveu-se com momentos de reflexão, animação, palestras, dança, teatro, brincadeiras para crianças e encerrou-se às 14 horas com a Celebração Eucarística.

A imagem réplica de São Vicente de Paulo, com as relíquias do santo ficaram expostas ao público durante o encontro vicentino. A visita do relicário em Borborema faz parte da Peregrinação Nacional que é coordenada pelo Padre Edson, Custódio-portador das Relíquias. O relicário com o corpo do santo ficou pela primeira vez exposto em um evento com grande público no Brasil. Além do corpo, os visitantes puderam observar e venerar três relíquias de São Vicente de Paulo. São duas de segundo grau: uma carta de direcionamento espiritual que São Vicente de Paulo escreveu a mão para Santa Luiza de Marillac e um pedaço da gola de um de seus paramentos. E uma relíquia de primeiro grau: Um pedaço da costela de São Vicente de Paulo.

A Celebração Eucarística foi celebrada por Dom Luiz Carlos Dias, bispo da Diocese de São Carlos e concelebrada pelo pároco, Padre Walterlei Anderson de Sá, Padre Adão Santana, vigário paroquial e, também, pelo Padre Edson Friedrichsen da Congregação da Missão.

Dom Luiz Carlos em sua homília, deu as boas vindas a todos os visitantes de outras dioceses que estavam participando do encontro, destacou também a importância do trabalho vicentino junto aos pobres e fez um paralelo ao exemplo do Bom Pastor, que é celebrado neste 4º Domingo da Páscoa, com o trabalho social dos vicentinos, que deixa muitas vezes de lado aquelas ovelhas que estão sadias e próximas, para ir de encontro daquelas ovelhas que precisam mais, estão perdidas e a margem da sociedade. Destacou também, com grande alegria, a presença de muitas crianças e jovens no encontro, ressaltando a importância do trabalho com estes, que são o futuro da Igreja, são aqueles que darão continuidade não só ao trabalho vicentino, mas também, à missão evangelizadora da Igreja de Jesus Cristo.

O encontro também teve uma iniciativa da praça de alimentação ser revertida ao Lar de Idosos São Sebastião da nossa cidade. Os casais leigos integrantes do ECC (Encontro de Casais com Cristo) ficaram responsáveis pelo preparo e distribuição dos alimentos, atendendo a todos os presentes.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação de Borborema