Pe. Rubens jun 5, 2023

64ª Festa do Padroeiro Santo Antônio de Itápolis

Da redação;

Há 64 anos, exatamente, no alto da “Vila Nova”, em Itápolis era assim inaugurada a Capela de Santo Antônio. Um marco na história da “Cidade das Pedras”. Mais uma igreja edificada, aonde os filhos de Deus são chamados a ouvir a Palavra santa e a comungarem do Corpo e Sangue de Cristo!

Os homens, divinamente inspirados, constroem com o suor do rosto e a força do trabalho, edifícios sagrados, que são destinados de modo estável à Celebração dos sagrados mistérios. Os homens edificam igrejas de pedra com o intuito de manifestar no mundo a sua mais alta vocação: o céu! As nossas igrejas-templo são um reflexo do céu!

Na cadência do tempo e da história, já são mais de seis décadas. O “Alto da Vila Nova” deu lugar ao nome do patrono: Santo Antônio. Entre os itapolitanos, é comum ouvirmos: “vamos lá no Santo Antônio”, como referência ao bairro e à igreja.

Uma história de grande importância e beleza! São 64 anos da inauguração e este ano da graça do Senhor de 2023, foram comemorados os 12 anos da criação da Paróquia. A capelinha cresceu, expandiu-se…mas, não apenas no sentido material. Cresceu, sobretudo, no sentido vertical, cresceu para o céu! Cresceu para tornar-se “mãe”, que dá vida, alimenta e protege!

A Paróquia foi criada no ano de 2011, por Dom Paulo Sérgio Machado. Ao longo desse período, passaram outros sacerdotes e, atualmente, o Padre Luiz Felipe está à frente da Paróquia, como 3º pároco desde a criação.

Neste ano em que a Igreja no Brasil celebra o “Ano Vocacional”, as nossas meditações durante as noites que acontecem a Trezena, de 31/05 a 12/06, estarão situadas no tema: “Santo Antônio, modelo de vocação e de seguimento a Jesus Cristo”.

Novamente, durante as noites da Trezena, arrecadaremos alimentos que serão destinados às famílias assistidas pela Sociedade São Vicente de Paulo. Diz o apóstolo que “A fé sem obras é morta” (Tg 2, 26), então, busquemos associar a nossa fé aos nosso gestos concretos em favor dos nossos irmãos menos favorecidos.

Também, durante a Trezena, teremos barraca de lanches e uma vasta programação social: no dia 02/06, teremos a nossa “Noite do Pastel”; dia 09/06, a “Noite dos lanches”, com show de Gal e Daniel. No dia 10, acontece a nossa sensacional Quermesse de Santo Antônio, a animação fica com a dupla Jake Santos e Daniel. No dia 11, teremos a Benção e a entrega do tradicional bolo de Santo Antônio, a partir das 8h30; o Leilão do Gado e almoço com serviço de bar, a partir do meio dia.

Dia 13 de junho, dia do padroeiro:
06h – Alvorada Festiva, Santa Missa e Bênção dos Voluntários
09h30 – Santa Missa com a Bênção dos Pães de Santo Antônio
18h30 – Procissão luminosa com a imagem de Santo Antônio
19h30 – Santa Missa Solene

Após a Missa, Quermesse e Show com Renan Monteiro.

Participe e celebre conosco!