57ª Assembleia Geral da CNBB é aberta em Aparecida

Teve início ontem, quarta-feira, 1º de maio a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a Cerimônia de Abertura

Teve início ontem, quarta-feira, 1º de maio a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a Cerimônia de Abertura da 57ª Assembleia Geral no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida.

 

Dom Paulo Cezar Costa e Dom Eduardo Malaspina juntamente com os mais de 400 bispos de todo o país foram recebidos pelo presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Sérgio da Rocha, o vice-presidente e Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador (BA), o Secretário Geral e bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom Leonardo Steiner, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, além do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e o Reitor do Santuário Nacional, o missionário redentorista Padre Eduardo Catalfo.

 

Primeiramente, Dom Orlando Brandes e Padre Eduardo Catalfo deram as boas-vindas e o acolhimento necessário a todos os bispos e demais participantes presentes nesta que já é a 9ª oportunidade de reunião dos bispos na Casa da Mãe Aparecida, uma vez que a assembleia já se realiza desde o ano de 2011 no Centro de Eventos.

 

Dom Giovanni reafirmou o compromisso de toda a Igreja, que tem a disponibilidade de seguir a vontade de Cristo, ou seja, seguir o ponto central de todas as discussões para este momento.

 

Dom Sergio da Rocha, além de saudar e agradecer os presentes, cumprimentou a imprensae ressaltou o valioso serviço prestado na divulgação da assembleia nos últimos anos. Ele também lembrou que, embora esteja-se realizando o ato solene, o início da assembleia ocorreu com a celebração da Eucaristia, pois é a fonte e o sustento da vida e da missão nos trabalhos desses dias. “É sempre a graça de Deus. Nossa esperança está, sem dúvida, em Deus”, pontuou.

 

O Cardeal também fez um pedido de oração de toda a Igreja no Brasil, por ocasião privilegiada desse momento, que é oportunidade de oração, estudo e reflexão e comunhão com o Papa para melhor servir as dioceses.

 

O Arcebispo de Brasília fez questão de resumir a assembleia em três palavras: Participação, comunhão e missão. “É sempre um tempo especial de participação e comunhão, em vista da missão. O tema central é fruto de muito trabalho e reflexão, contando com o valioso auxílio e participação dos bispos”.

 

Nesta Assembleia Geral, vale lembrar que serão eleitos os membros da nova presidência, além da nova formação das 12 comissões episcopais pastorais, assim como o delegadojunto ao Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).

 

Dom Sérgio ressaltou que a tônica da assembleia acontece e enaltece o ano em que será realizado o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, em Roma. “Manifestamos nosso apoio a essa iniciativa do Papa Francisco, que tem mobilizado a Igreja na Amazônia. Que possa trazer muitos frutos, para todo o Brasil e outros países amazônicos, comunhão eclesial e fidelidade a missão evangelizadora”.

 

Ao final da cerimônia de abertura, o presidente da CNBB suplicou a Nossa Senhora Aparecida à sua intercessão materna e também a de São José Operário, em especial também para todo o povo brasileiro neste 1º de maio, Dia do Trabalhador.

 

Programação

Todos os dias – exceto no domingo, dia 05 – serão celebradas missas com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida. Haverá transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão.

 

Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (9h15 às 12h45) e duas à tarde (15h40 às 19h30).

 

As entrevistas coletivas seráo sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. O porta-voz será o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci Nicioli.

 

O retiro dos bispos iniciará no dia 04/05, às 15h00, e terminará no domingo, 05/05, ao 11h30, com missa no Santuário.

 

A cerimônia de posse da nova presidência está marcada para as 10h30 do dia 10/05 e na sequência a cerimônia de encerramento, no Centro de Eventos.

Com informações do Portal A12

 

 

Compartilhe

Destaques

Destaque, Notícias

Giro Diocesano

Notícias relacionadas

Destaque, Notícias

13 de abril de 2026

Destaque, Notícias

10 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

10 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

10 de abril de 2026

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem sua jornada de fé.