Diocese São Carlos maio 7, 2024

53 jovens receberam o Sacramento da Confirmação em Borborema

(Por Pastoral da Comunicação de Borborema)

Na noite da sexta-feira (03), na Igreja Matriz São Sebastião de Borborema, foi celebrada a Missa da Festa de São Felipe e São Tiago, Apóstolos, com o Rito do Sacramento da Crisma de 53 jovens. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, concelebraram o pároco, Pe. Walterlei Anderson de Sá e o vigário paroquial, Pe. Adão Santana.

A Crisma é um dos sete Sacramentos da Igreja Católica. Esse sacramento complementa e confirma o batismo. A Crisma é um sacramento em que o fiel recebe, através da ação do Bispo, pastor visível de nossa Igreja, em sinal de unidade diocesana é sucessor dos Apóstolos. Nos transmite o Espírito Santo com a imposição das mãos e a unção com o Crisma (óleo). O sacramento da Crisma consiste na Confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, por meio da qual o fiel é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

Na homilia, Dom Luiz Carlos, destacou a importância deste sacramento na vida do cristão, explicando aos jovens que o Espírito Santo derramado por meio deste sacramento será a força, o impulso e a coragem de professarem e viverem a fé em comunidade, testemunhando o amor de Jesus Cristo aos irmãos, como foi a vida dos Santos Apóstolos, que ao fazerem experiência com o Cristo e receber o Espírito Santo, tiveram a coragem de anunciar e testemunhar Jesus, Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, que só por meio Dele é possível encontrar a salvação.

Ao final da celebração, Dom Luiz Carlos fez uma agradecimento aos catequistas pelo empenho e esforço em transmitirem a fé e o Evangelho aos jovens durante esse período de preparação para o Sacramento e, também, dirigiu algumas palavras aos padrinhos e madrinhas dos crismandos, reforçando a missão que agora eles terão de ajudar esses jovens a seguirem os passos de Jesus, perseverando na fé, testemunhando com amor o Evangelho de Cristo e na participação da comunidade, lugar de encontro entre irmãos com o Senhor, na Palavra e na Eucaristia.