Diocese São Carlos out 24, 2023

44ª EDIÇÃO DA ASSEMBLÉIA DAS IGREJAS PARTICULARES (AIP)

44ª EDIÇÃO DA ASSEMBLÉIA DAS IGREJAS PARTICULARES (AIP)

Resumo feito Por Paulo Neto, Setor de Comunicação

Na tarde da sexta-feira, 20, lideranças pastorais de todo estado de São Paulo se reuniram no Mosteiro de Itaici, para a 44ª edição da Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), que refletiu sobre o tema “Igreja em saída: quais periferias reclamam nossas respostas e quais respostas daremos às periferias?”.

Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, apresentou as realidades sociais e econômicas do Estado de São Paulo. Dom Carlos Silva, ressaltou que o método sinodal aplicado na dinâmica da AIP, deve nos levar a estarmos juntos e construir processos.

Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, apresentou pistas à luz do tema central que lança um olhar para as regiões periféricas. Em suas considerações iniciais, o presbítero, facilitador da Assembleia, resgatou catequeses do Papa Francisco para sublinhar a vocação missionária da Igreja “que não se deixa seduzir pelo sucesso e nem é prisioneira da aprovação dos outros”, disse. “A fé é êxodo. A fé é saída. É movimento de desinstalação. Ela é testemunho”, completou o padre.

Três questões foram apresentadas: “Qual o tamanho do meu mundo? O que contém o meu mundo? Qual a minha visão de mundo?” É necessário, para alcançar às realidade uma adaptação da mensagem, pois o que se faz em um lugar não pode ser feito em outro. Por isso precisamos contar com a ajuda do Espírito Santo para ter criatividade para fazer a Palavra ser compreendida pelo outro.

Se faz importante o tema da Sinodalidade, pois assim como a Igreja precisa estar em todos os lugares, principalmente nos que ela já esteve, é preciso se abrir à escuta das vozes que daí ressoam. Devemos iluminar estas realidades com a Palavra de Deus para que a profecia não seja simplesmente uma bandeira. É preciso dar lugar ao serviço e ao testemunho, ressaltou o Padre Contieri.

Somos chamados a sair de nós mesmos assim como Jesus o fez: Ele saiu do Pai para encarnar-se no mundo; saiu da sua vontade (de sí mesmo) para abrir-se ao mundo e saiu do mundo para voltar ao Pai. Por isso “a missão da Igreja é preparar, renunciando o protagonismo, sendo convocada a manter-se de portas abertas, ajudando à humanidade neste caminho de retorno ao Pai.

Foram apresentados também os presidentes das Comissões Episcopais, bispos referenciais, assessores e coordenadores estaduais de pastorais, movimentos e serviços eclesiais, encerrando a AIP.

Podemos encontrar todas as materias completas e acompanhar nosso Regional pelo site: https://cnbbsul1.org.br/

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.