Pe. Rubens jul 5, 2022

Diácono Ueriques será ordenado presbítero nesta sexta- feira

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Aos 26 anos o Diácono  Ueriques de Oliveira Santos, será ordenado presbítero nesta sexta-feira, 08 de julho, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Américo Brasiliense, às 19h30. O Diácono escolheu como lema de sua ordenação sacerdotal: “Tudo é dele, por ele, e para ele” (Rm 11,36).

Natural de Itiúba, BA. Filiação: José Ribeiro dos Santos e Girlene Fernandes de Oliveira (in memoriam), o futuro sacerdote tem 5 irmãos: Gilmar Fernandes de Oliveira, Jailza Fernandes de Oliveira, Joseildes de Oliveira Santos, Giolanda de Oliveira Santos e Marlon Fernando Lima dos Santos de Oliveira.

Recebeu o chamado à vocação aos 14 anos, no retiro de carnaval de sua cidade, Américo Brasiliense. Desde então sempre atuou no meio dos jovens, principalmente no grupo de jovens Nova Aliança. Atuante na paróquia São Francisco de Assis, de Américo Brasiliense, lá se engajou no serviço do altar como coroinha, assim como ajudou por um tempo na catequese,  como  em diversos eventos e momentos de espiritualidade, retiros e etc. Nessa comunidade pôde crescer na fé e cada vez discernir o chamado de Deus em sua vida.

O futuro presbítero, ingressou no seminário no ano de 2012 no Seminário Menor e Propedêutico Santo Cura D’Ars na cidade de Araraquara, onde cursou o segundo e terceiro anos do Ensino Médio no Externato Santa Terezinha, permanecendo lá até 2013. Em 2014 ingressou no Seminário Maior São João Paulo II, onde cursou a Filosofia, ficando até 2016. É licenciado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano.

Iniciou seus estudos teológicos em 2017, cursando a Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esteve ali até 2020, onde concluiu o período formativo do seminário.

Durante o período de formação atuou nas mais diversas pastorais, tais como liturgia, catequese, coroinhas e acólitos, pastorais sociais, além de formações e encontros de espiritualidade.

Atuou pastoralmente nas paróquias: Santa Ângela de Mérici (Araraquara, 2012-2013), Catedral (São Carlos, 2014), Nossa Senhora de Guadalupe (São Carlos, 2015), São Nicolau (São Carlos, 2016), Santa Teresinha do Menino Jesus (Jaú, 2017), Divino Espírito Santo (Matão, 2018), São Luiz Gonzaga (Rincão, 2019) e Nossa Senhora Aparecida (Bariri, 2020). E durante o seu diaconato fez pastoral  São João Batista, Dourado-SP e São Francisco de Assis, Araraquara-SP.