Diocese São Carlos ago 22, 2018

300º Encontro do Terço dos Homens

Da Redação, com informações de Ignez Lobo – Jornalista Pascom Paroquial de Dois Córregos

Quando os homens se manifestam, a graça acontece e Deus age. E o Terço dos Homens os convida a serem intercessores: guerreiros que combatem na oração. São os homens que, de joelhos, rezam para que suas famílias se mantenham em pé

No último dia 12 de agosto, a Paróquia Divino Espírito Santo, de Dois Córregos, comemorou a marca de encontros do Terço dos Homens na cidade. A comemoração aconteceu na noite do dia 20, segunda-feira, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa.

Movidos pelo desejo de agradecer e pedir graças, todas as segundas-feiras, às 19h30, o terço é entoado pelas as pelas vozes de centenas de homens na matriz Divino Espírito Santo. Através da oração, fortalecem o caminhar de nossa comunidade pela intercessão amorosa de Nossa Senhora.

Há seis anos, o grupo se formou com o incentivo do pároco, padre José Carlos Frederice, que havia acabado de chegar de São Carlos.

O dia era 6 e agosto de 2012. Cerca de 80 homens compareceram à igreja, atendendo ao convite feito na semana anterior. Foi um momento forte de fé, oração, benção, convivência fraterna, que neste ano de 2018 completou seis anos, festejando assim seu ‘Jubileu de Açúcar’.

Um mês depois já eram cerca de 300 homens. “Com menos de um ano já tínhamos em torno de 900 homens dentro da igreja a ponto de tornar-se um fenômeno, onde pessoas que outras cidades começaram a nos procurar para saber mais dessa experiência. Creio que a necessidade fez com que os homens viessem viver essa experiência”, ressalta o ressalta o padre José Carlos.

O Terço dos Homens continua sendo forte, pois toda segunda-feira os homens – pais, filhos, amigos, irmãos na fé, se encontram na Igreja Matriz para unirem-se em oração e agradecer a Deus e à Maria mãe de Jesus pelas graças recebidas, renovando assim, a devoção Mariana.

Para os homens do terço dois-correguense, os encontros para a reza do terço têm um caráter importante de fraternidade, visto que rezar junto ajuda a construir um sentimento de comunidade, de amor pelo próximo, indispensável para uma vida cristã plena.

Dom Paulo Cezar Costa, que falou sobre a importância dos homens rezarem o terço. “Até bem recentemente pensava-se que rezar o terço era coisa de mulher, no entanto, é fundamental que os homens também rezem, pois o terço é para todos que seguem Jesus Cristo. O terço nos coloca em contato com os mistérios centrais da nossa salvação, ele nos coloca principalmente em contato com a Virgem Maria”, disse o Bispo acrescentando “homens que rezam o terço mantêm os corações aquecidos, unidos a Deus”.