Diocese São Carlos mar 12, 2024

2º ENCONTRO VOCACIONAL MISTO DIOCESE DE SÃO CARLOS

Enviado por Padre João Vicente, Pároco da paróquia Santo Expedito, em São Carlos.

Antes mesmo de descobrir uma vocação específica, é preciso acolher o primeiro chamado que Deus faz a cada um. O chamado ao amor. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que todos somos chamados à vida no Espírito (CIC, 1699), ou seja, todos somos chamados a viver segundo o Senhor. E mais do que isso, todos somos convidados pelo Senhor ao amor, a manifestar com nossas obras o amor de Deus (CIC, 1703).

Somente quando aprendermos a viver esse chamado universal, é que poderemos viver o chamado específico que Ele nos faz. A Igreja nos fala muito sobre santidade. Ser santo significa ser “o separado”, ou seja, separado para Deus, para viver a Sua vontade. O conceito de santidade provém da palavra cortar. Ser santo é estar cortado, é estar longe do pecado. Santidade é seguir o chamado de Deus para nossas vidas, deixar com que Ele guie os nossos passos e nos mostre o caminho.

O encontro Vocacional misto da diocese de São Carlos Borromeu foi realizado nesse último dia 10 de março 2024 na igreja de Santo Expedito reuniu cerca de 121 pessoas oriundas das paroquias do Vicariato São Carlos Borromeu, no domingo, os jovens participaram da Santa Missa junto com a comunidade.

O objetivo desses encontros, é para abrir os corações dos nossos jovens acerca do seu chamado pessoal que é a primeira etapa do processo, esses encontros são uma preparação para os encontros, que aconteceram no segundo semestre. Onde os jovens fazem um discernimento mais profundo de sua vocação. É um tempo propício para refletir a dimensão humana, cristã, intelectual, espiritual, pastoral e missionária.

De modo especial, a igreja particular de São Carlos nos convida neste ano a voltar, ainda mais, o nosso olhar para as vocações que são o amor trasbordante do coração de Jesus, e sentir o coração ardente e pôr os pés a caminho (Cf. Lc 24, 32-33). Portanto, os jovens, convidamos poderão refletir mais profundamente o chamado, respondendo à essa inquietude que nasce da experiência com o Ressuscitado e é cultivada no seio da comunidade. Esta graça que recebemos não pode ficar escondida, precisamos coloca-la a serviço da missão. Que tenhamos o grande exemplo e a coragem da Virgem Maria ante nossos olhos, que não hesitou em responder “sim!” ao projeto de Deus em sua vida.

De modo especial agradecemos a presença dos palestrantes e dos padres, diáconos e seminaristas participantes, Rosa e José Sibioni, Dra. Eliane Crescenti, Irmã Josefina Irmã Franciscana Estigmatina e Pe. Ronaldo. Pe, João Eudes, Pe. João de Aquino, Pe, Júlio Cesar de Oliveira, Pe, Marcio Coelho, Pe. Valdir André, Pe. Léo Gasqui diáconos João Marcos E Giovani Ballione seminaristas Gustavo e Paulo Emanuel.