Pe. Rubens maio 6, 2019

CICLO DE PALESTRAS REALIZADO PELA CATEDRAL – CF2019: Cidadania e Leis Municipais

Por: Orlando Lobo – PASCOM Catedral de São Carlos Borromeu

No último sábado (04), a Catedral de São Carlos Borromeu, através da sua Pastoral da Comunicação, e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos promoveu um Ciclo de Palestras, intitulado: “Cidadania e Leis Municipais – A atuação participativa da sociedade na formulação de políticas públicas”.

O evento fez parte do plano de extensão da Campanha da Fraternidade 2019, e foi aberto a toda comunidade tendo como objetivo: estimular o exercício da cidadania.

Fortalecendo a atuação de Igreja em saída, o evento foi realizado em ambiente público, no Auditório Bento Prado Jr. – Paço Municipal de São Carlos, e foi prestigiado por uma plateia diversificada: com integrantes de pastorais e movimentos, estrangeiros, membros de organismos como IBGE, secretários de estado, e até mesmo o nosso prefeito municipal, Sr. Airton Garcia.

O ciclo de palestras foi iniciado as 9h00, e teve como mestre de cerimonias, o Padre Celso Maximino José (REDE VIDA), vigário da Catedral, que realizou a abertura exaltando a importância do tema junto a nossa sociedade.

Em seguida, Pe. Marcos Ghidelli – Vigário Geral da Diocese de São Carlos, e Pároco da Catedral de São Carlos, realizou a oração da CF2019, e comentou sobre a ação de amor ao próximo que a política pública pode oferecer a toda a comunidade.

O Diácono Carlos Pavan – Coordenador Diocesano da CF2019, proferiu algumas passagens bíblicas que nos trazem a reflexão da busca por uma sociedade mais justa, na qual almejamos reduzir as condições de pobreza ou fragilidade social existentes.

Logo em seguida, foi chamada ao palco, a palestrante Glaziela Solfa Marques – Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social. Glaziela iniciou sua dissertação falando um pouco sobre a Constituição Federal de 1988, seus princípios fundamentais, e os direitos sociais existentes. Glaziela abordou também os desafios para a realização prática e orçamentária das políticas existentes, e as formas de participação e exercícios de fiscalização que podem, e devem ser praticados, por nós cidadãos. Encerrando sua palestra, Glaziela ilustrou diversas ações desenvolvidas pela SMCAS, no município de São Carlos.

A segunda palestra da manhã foi proferida pelo vereador municipal Gustavo Pozzi, que dissertando sob o título “De uma democracia representativa para uma democracia participativa”, apresentou ao público o contexto do ‘Bem Comum’, e seus pilares principais: União / Solidariedade / Participação / Comunidade / Ordem. O vereador também comentou sobre os princípios da soberania e da participação popular. Durante a etapa final de sua palestra, Gustavo apresentou diversas formas de atuação participativa da sociedade no âmbito político e democrático. Dentre elas, destacam-se a participação em audiências públicas, e também o programa chamado ‘Parlamento Jovem’, que busca estimular a participação e o interesse dos estudantes junto ao meio político-social.

Após a segunda palestra, foi realizado um coffee break oferecido gentilmente pelas empresas Letti Laticínios, e Padarias Cantador. Durante este intervalo, o público pode também conversar diretamente com os palestrantes e religiosos presentes.

Em seguida foi realizada a última palestra do evento, ministrada pelo vereador municipal, Roselei Françoso. Em sua palestra, Roselei abordou um conteúdo mais técnico, apresentando ao público com bastante clareza as funções do poder legislativo. Roselei ilustrou também, o fluxo de aprovação de uma lei, desde sua idealização, protocolo, aprovação em comissões, votação no plenário, e por fim o sancionamento ou veto da lei proposta. Outra pauta abordada, refere-se as verbas públicas e a formulação orçamentária do governo. Roselei encerrou sua palestra incentivando o público a participar das audiências públicas que são realizadas em nosso município, e também a ferramenta da Tribuna Popular, na qual a sociedade pode debater questões de interesse público junto aos vereadores.

Ao fim, foi aberto um momento para perguntas aos palestrantes, que prontamente ofereceram esclarecimento às questões que ali foram colocadas pela plateia.

O prefeito municipal Airton Garcia, falou brevemente ao público, parabenizando a iniciativa do evento e incentivando a participação da sociedade no meio político.

Em encerramento, Padre Celso Maximino convidou Elô Lobo, organizadora do evento, para subir ao palco com os demais palestrantes, e receber a homenagem de agradecimento que foi prestada a todos.

Encerrado o evento, os alimentos arrecadados como forma de ingresso foram prontamente destinados ao asilo ‘Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta’, e à Pastoral Vicentina de São Carlos.