Diocese São Carlos nov 29, 2018

“2019 seja para nossa Diocese um ano missionário”, afirma Dom Paulo

Por Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Foto: Sidney Prado

Na manhã desta quinta-feira, 29, Dom Paulo Cezar se encontrou com o Clero da Diocese de São Carlos na Reunião geral do Clero da Diocese de São Carlos que acontece na cidade de São Carlos, nas instalações da Casa de Nazaré, casa de retiros e encontros da Diocese. Com a presença de Padres Diocesanos e Religiosos, Diáconos permanentes e transitórios, Dom Paulo abriu a pauta desta manhã de encontro e confraternização.

Com fala pautada no tema “A grande Esperança Cristã”, Dom Paulo Cezar abriu os trabalhos desta manhã de reunião geral do Clero. Pautado na Palavra de Deus, no Magistério da Igreja, e em teólogos e pensadores contemporâneos, o Bispo da Diocese de São Carlos ressaltou a necessidade do Clero ser na vida da Igreja e da Sociedade uma presença que testemunhe a Esperança.

“A Igreja deve, então, encontrar a linguagem, os sinais que interpelam os nossos contemporâneos. Este é seu projeto fundamental. A Igreja se coloca diante da história, diante do seu presente e do futuro, não de mãos vazias, mas como uma realidade a transformar” – afirmou Dom Paulo Cezar.

O pedido de Dom Paulo ao Clero se encontra com o Projeto Pastoral da Diocese de São Carlos que viveu neste ano de 2018 alicerçado na Palavra em vista da Missão e, no ano de 2019, toda a Diocese vivenciará o aspecto missionário no desejo de ser, cada vez mais, uma Igreja em saída.

Ressaltou o Bispo em sua fala: “EM 2019 queremos que nossa pastoral ordinária passe da conservação para a missão. Cada pastoral e cada movimento deve se perguntar pela sua missionariedade. Durante o ano deverá acontecer formações para os agentes das diversas pastorais e movimentos, seja em nível Diocesano, seja em nível de Vicariato”.

Dom Paulo finalizou afirmando estar certo de que com os pés no chão este projeto marcará a presença da Igreja no âmbito da Pastoral Urbana. “Não tenho ilusão, este projeto se realizará com beleza se todos, numa atitude de profunda comunhão o assumirem conosco” – finalizou com uma palavra aos padres exclamando: “Fomos configurados a Cristo Bom Pastor, esta é a nossa identidade. Por isso, meus queridos padres, não somos chamados simplesmente a dizer ou a fazer algumas coisas, nós somos chamados a dizer algo com Jesus, a participar da missão de Jesus, o grande Evangelizador”.