Diocese São Carlos abr 2, 2024

2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

(Michele Toso – Pastoral da Inclusão)

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) está presente em 1 criança em cada 36, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA -2024). A ONU (Organização das Nações Unidas), em 2007, instituiu 02 de abril como o  Dia Mundial e de Conscientização sobre o Autismo, com o objetivo de trazer visibilidade para o tema, promover debates sobre inclusão social e respeito acerca das pessoas com TEA.

O tema da campanha deste ano é Valorize as capacidades, respeite os limites, e incentiva a sociedade a olhar além das dificuldades comumente associadas ao autismo e valorizar o potencial único de cada indivíduo. Trata-se de uma resposta à necessidade de abordar o autismo sob uma perspectiva mais integral e positiva, destacando que a neurodiversidade é uma parte valiosa da sociedade, refletindo um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida.

A nossa diocese, com a Pastoral da Inclusão, vem articulando ações de formação entre as lideranças leigas, especialmente os catequistas e propagando informações sobre a temática nas redes socias da diocese. Além disso, tem ido ao encontro das instituições que trabalham com o público para participar e divulgar eventos, realizar ações conjuntas. Todo esse serviço tem como princípio resgatar e fortalecer a identidade inclusiva da Igreja, para que as pessoas com TEA participem da vida da Igreja, não apenas como destinatários das nossas práticas pastorais, mas enquanto protagonistas.

Confira algumas programações para os próximos dias:

02 de abril – entrevista na Rádio Diocesana SDS com a mãe de um jovem com TEA e o padre Vagner Peruchi;

06 de abril – 1º fórum TEAMA da Associação de pais e amigos do Autista de Matão e região.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffLBGid5a9YqQkVfwCihApfkAuUwsrtpU-npDbBMHwxhH6ow/viewform

Conheça algumas instituições situadas no território de nossa diocese que trabalham com pessoas com TEA:

Centro Municipal de Referência do Autismo – “Aldo Pavão Júnior”. Araraquara. Contato: (16) 3335-9463

ONG Espaço Azul – São Carlos. Contato: 16 33716200

Autismo Jaú – Contato: 14 3626-1079