Pe. Rubens jun 6, 2023

115 ANOS DE HISTÓRIA

Por Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Daniel Silva

Nesta quarta-feira (07), às 19h, na Catedral de São Carlos Borromeu – cidade de São Carlos, acontece a Missa de 115 anos de Criação da Diocese, ocasião na qual, após a celebração religiosa o Bispo da Diocese, Dom Luiz Carlos Dias, receberá o título de Cidadão Sãocarlense.

A Diocese de São Carlos do Pinhal foi criada a 7 de junho de 1908 pelo Papa Pio X através da bula Diocesium Nimiam Amplitudinem desmembrada integralmente da então Diocese de São Paulo. Pela mesma bula foram criadas as Dioceses de Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto e Taubaté, e ainda elevada a Arquidiocese e Sede Metropolitana a Capital Paulista, vindo assim a construir a primeira Província Eclesiástica de São Paulo, constituída pelas novas dioceses mencionadas, incluindo a Diocese de Curitiba que, em 1908 abrangia os Estados do Paraná e Santa Catarina. Até então a diocese de São Paulo fazia parte da Província Eclesiástica do Rio de Janeiro. Nesta época a Diocese de São Carlos do Pinhal compreendia todo o território das atuais dioceses de Jaboticabal, São José do Rio Preto, Catanduva, Jales, parte de Piracicaba e parte de Barretos. Em Janeiro 25 de janeiro de 1929 o Papa Pio XI desmembrou da Diocese de São Carlos, as dioceses de Jaboticabal e São José do Rio Preto.

Foi o ano de 1958, o Papa Pio XII elevou 4 novas sedes Metropolitanas, entre as quais Campinas, e desde então São Carlos tornou-se sua sufragânea.

A DIOCESE EM 1908

Criada a Diocese, esta ficou constituída pelas seguintes paróquias cujo ano de criação segue entre parênteses: Araraquara (1817), Brotas (1843), Jaú (1853), Jaboticabal (1857), São Carlos (1858), Dois Córregos (1866), Barretos (1877), São José do Rio Preto (1882), Ribeirão Bonito e Bariri (1885), Boa Esperança do Sul e Ibitinga (1891), Bocaina e Itirapina (1891), Taquaritinga (1897), Matão, Dourado, Monte Alto e Itápolis (1898), Novo Horizonte e Analândia (1899), Bebedouro e Guariba (1900), Itapuí, Monte Azul Paulista, Pitangueiras e Taiaçu (1902), Barra Bonita (1903) e Ibaté (1906)A Diocese, criada a 07 de junho de 1908, foi instalada aos 22 de novembro do mesmo ano, quando à posse do 1.º Bispo.A Igreja Matriz de São Carlos foi elevada a Catedral Diocesana. Dom Luiz Carlos tem 58 anos, é natural de Caconde (SP), foi ordenado diácono em 1989 e presbítero em 1991. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma; realizou trabalhos na CNBB e foi bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo.

A DIOCESE HOJE

Atualmente, a Diocese de São Carlos conta com 125 paróquias e 4 santuários distribuídos em 29 municípios e 7 distritos do interior de São Paulo. São mais de 187 padres e cerca de 58 diáconos permanentes e 10 diáconos transitórios. Possuí, ainda, uma ampla formação para os futuros Presbíteros da Igreja local, contemplando o Seminário Propedêutico, Seminário de Filosofia e o Seminário de Teologia. Conta com milhares de agentes pastorais que atuam na ação sociotransformadora da realidade da comunidade em que estão inseridos através de projetos sociais promovidos pela Igreja.

Em outubro de 2021, Papa Francisco nomeou Dom Luiz Carlos Dias, como 8º Bispo Diocesano de São Carlos, o religioso é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha. E já exerceu docência em Teologia Moral, Antropologia Cultural, História da Filosofia, Ética e Metafísica.

Durante a 85ª Assembleia do episcopado paulista, realizado no início deste mês de junho Dom Luiz Carlos foi eleito presidente da Sub-região de Campinas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O epíscopo já exerceu o cargo de Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Regional Sul 1, e foi secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

FIQUE LIGADO!

Missa 115 anos da Diocese e entrega de título de Cidadão Sãocarlense ao bispo diocesano.

Data: 07 de Junho (quarta-feira)

Local: Catedral de São Carlos Borromeu