Pe. Rubens jul 22, 2019

100 anos do Conselho Central de São Carlos

Com informações do Confrade Isaías  – Vice-presidente do Conselho Central e foto do DeCom – Departamento de Comunicação.

Domingo dia 21 de julho às 10 horas da manhã, aconteceu a Santa Missa em ação de graças pelos 100 anos de instituição do Conselho Central de São Carlos da Sociedade de São Vicente de Paulo.

A celebração foi presidida por Dom Paulo Cezar, que recordou a importância da vida contemplativa e da atitude da acolhida, realidades que não se contrapõem, mas se completam. Tanto é importante rezar, como é importante fazer.

Dom Paulo agradeceu a Sociedade de São Vicente de Paulo por todo serviço social prestado na diocese e recordou que a Vicentina e o Vicentino que visitam os Pobres semanalmente, o fazem em nome da Igreja.

Os Vicentinos também agradeceram a Dom Paulo Cezar por todo apoio incondicional à SSVP, pois o reconhecem como o bispo de coração Vicentino e o amigo que se faz próximo de todos.

O Conselho Central de São Carlos da Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundado em 12 de outubro de 1918 e instituído em 23 de julho de 1919, razão pela qual celebramos neste ano de 2019 com grande alegria seu centenário. Mas a presença da SSVP em São Carlos teve início com a fundação da primeira Conferência de Caridade, a Conferência São Carlos Borromeu, datada de 19 de agosto de 1894 e que atualmente funciona e realiza suas atividades junto à comunidade da Catedral.

Foi a partir desta primeira Conferência, que a SSVP foi sendo difundida e propagada em todo interior do estado de São Paulo. Muitos foram os Confrades e Consócias, Vicentinos e Vicentinas que dedicaram suas vidas ao serviço da Caridade ao longo desse tempo.