Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo em São Carlos

0
525

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Igrejas Católica de São Carlos se preparam para a celebração da Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, tradicionalmente conhecida pelo nome em latim Corpus Christi, nesta quinta – feira dia 15 de junho.

31 paróquias instaladas na cidade de São Carlos se reunirão para participa da celebração , são esperadas cerca de 4 mil pessoas.

A Diocese de São Carlos, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, estará disponibilizando transporte coletivo para a Missa de Corpus Christi em São Carlos. Com saídas de vinte em vinte minutos, partindo da Praça Antônio Prado (Praça da Estação), a partir das 07 horas até o termino do evento.

Também as linhas 18 – Vila Nery (Casa de Saúde) x Cidade Aracy II e linha 40 – Antenor Garcia x Santa Felícia serão desviadas da Praça Itália até o ginásio desde as 07 horas até o termino do evento.

As linhas 03- Castelo Branco x Estação Norte e 47 – Estações X Jd. Novo Horizonte atendem diretamente o ginásio Milton Olaio.

A tarifa é de R$ 3,50 e os bilhetes da Busfácil serão aceitos normalmente.

A Missa será presidida pelo nosso Bispo Dom Paulo Cezar Costa. Em seguida, será realizada a bênção do Santíssimo Sacramento.

Confira o Convite de Dom Paulo Cezar Costa:

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com Santíssimo Sacramento é conduzido em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Deixe uma resposta