Diocese São Carlos out 9, 2017

Fiéis Barra-bonitenses recebem a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações do Padre Luciano Fernandes de Paula – Pároco Santuário Nossa Senhora Aparecida –  Barra Bonita.

Neste último dia 07 de outubro, após um longa jornada de peregrinação pelo Rio Tietê, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida chegou ao seu destino final: Barra Bonita. Padre Palmiro Carlos Paes, da Arquidiocese de São Paulo, foi o grande idealizador do projeto Tietê: Esperança, Aparecida. Tal projeto nasceu a partir da Campanha da Fraternidade de 2004, que tinha como tema: Fraternidade e Água, e lema: Água, fonte de vida. A ideia surgiu para conscientizar o ser humano sobre a importância da água e seus benefícios e, também, de revitalizar o Rio Tietê.

Padre Palmiro, todos os anos, realiza esta peregrinação com a Imagem, saindo da nascente do Rio Tietê até à capital do Estado. Contudo, devido as comemorações dos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida, o padre quis avançar ainda mais o Rio Tietê, e assim, percorreu por várias cidades, como: Salesópolis, nascente do Rio Tietê, passando por Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, toda a grande São Paulo, Santana de Parnaíba, local onde se acredita que a imagem original de Aparecida tenha sido moldada com a argila do Rio Tietê, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Tietê, Anhembi e finalizando em Barra Bonita.

Em Barra Bonita foi realizada uma bela festa para a acolhida da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Envolvendo as três paróquias da cidade, com seus respectivos párocos e paroquianos, e contando com o apoio da Prefeitura Municipal e de autoridades constituídas, a acolhida se deu a margem do Rio Tietê. Grande número de devotos se faziam presentes na orla turística, bem como o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa. Após atracar a embarcação, Dom Paulo, os padres, e diácono presentes, se dirigiram ao barco para receber das mãos do Padre Palmiro a imagem de Nossa Senhora.

Passando pelo meio dos devotos a imagem seguiu em uma grande e emocionante carreata até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado na parte alta da cidade. Com o Santuário repleto de devotos, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo, e concelebrada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, Padre Sandro Portela, pelo Padre Palmiro, idealizador do projeto, pelos padres da cidade, Daniel, Fábio e Luciano, juntamente com o Diácono Permanente Marcos Peroto, e seminaristas.

Contemplando a liturgia do dia, Nossa Senhora do Rosário, Dom Paulo conduziu os fiéis a refletirem sobre os 300 anos da presença da Mãe Aparecida. Maria foi aquela que encontrou graça diante de Deus, disse Dom Paulo. E disse ainda: diante da liberdade de Maria, por obra do Espírito Santo, ela se torna a mãe do Filho de Deus. Assim, Dom Paulo enfatizou dizendo que, tendo Jesus nos dado Maria como nossa Mãe, nós não somos um povo órfão, mas que temos uma Mãe que olha para a existência de seus filhos e filhas. Ela se manifesta, com simplicidade, na vida de seu povo. Sendo assim, é preciso sempre relembrar que se deve olhar, também, com humildade para acolher os mistérios da Mãe que se manifesta, bem como o seu amor. Maria se torna sempre uma presença materna no meio de nós.

Dom Paulo finalizou sua homilia falando sobre a bonita proposta do projeto Tietê: “Esperança, Aparecida, e destaca o Documento do Papa Francisco, Laudato Sí, alertando a todos os fiéis que é preciso olhar para a beleza da criação de Deus, e termos uma visão de preservação desta criação. O Rio Tietê é um grande dom do amor de Deus que precisa ser cuidado, e cuidar enquanto tem. Vinda das águas, a imagem de Aparecida, nos mostra a sensibilidade que é preciso ter no cuidar da natureza, no cuidar da criação de Deus”, disse Dom Paulo.

Após o término da Santa Missa, todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida, puderam demonstrar o seu amor por ela. Aproximando-se da imagem peregrina, muitos fizeram as suas orações e preces, depositando no coração da Mãe Aparecida todo o carinho que sentem, e afirmando a sua filiação, bem como, o dever de escutar, ainda mais, o que diz o seu Filho Jesus.

Vídeo S2 noticias :

Confira as fotos: