Stéfano Fachina out 9, 2019

Seminaristas da Teologia são instituídos ao Ministério de Leitor

Seminaristas da Teologia são instituídos ao Ministério de Leitor

Com informações do Seminarista Giovani Teixeira Ballione. Foto: Seminarista Ronaldo Cezar Bressan Fázio.

A noite do dia 08 de Outubro, dia do Nascituro, foi de festa e alegria no Seminário São Carlos Borromeu, em Campinas. Os seminaristas do segundo ano, que cursam a Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas foram instituídos Leitores em celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa e concelebrada pelos padres Antonio Aparecido de Marcos Filho, reitor e Celso Maximino José, moderador espiritual daquela Casa de Formação.

O Leitorado, ou Ministério do Leitor, é concedido aos seminaristas durante a caminhada vocacional. É um reconhecimento pelo amadurecimento e formação alcançados. Acima de tudo, confere ao candidato ao ministério ordenado, de forma oficial, o anúncio da Palavra de Deus nas celebrações eucarísticas como também o dever oficial de catequisar os irmãos na fé.

Foram instituídos Leitores o seminarista Cristiano Aparecido Maciel, da Paróquia São João Batista de São Carlos; o seminarista Davi Celestino Peccin, da Paróquia São Nicolau de Flüe, de São Carlos; o seminarista Giovani Teixeira Ballione, da Paróquia São Benedito, de São Carlos; Seminarista Laudemir Antunes de Carvalho Júnior, da Paróquia Santo Antonio e São Vicente de Itápolis; Seminarista Lucas Ferreira da Silva, da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Mineiros do Tietê; Seminarista Tadeu Aparecido Germano, Paróquia São Carlos Borromeu – Catedral Diocesana e Seminarista Vagner Peruchi, da Paróquia São João Evangelista de Ibaté.

Ao meditar a liturgia, Dom Paulo ressaltou a importância dos seminaristas serem “homens da Palavra”, formados e configurados à Palavra de Deus. Ao citar o exemplo de Maria, irmã de Lázaro, o bispo afirmou que é preciso que os seminaristas acolham a Boa Nova da Palavra de Deus, escolhendo sempre a melhor parte.

Seguiu-se o rito da Instituição, onde Dom Paulo abençoou os seminaristas e entregou-lhes o livro da Sagrada Escritura. Assim expressa o rito na entrega da Bíblia: “Recebe o livro da Sagrada Escritura e anuncia fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens. ”

Ao findar a celebração, os seminaristas agradeceram o Bispo Diocesano, os formadores e companheiros de caminhada, confiando-se a Maria, Mãe de Jesus, aquela que primeiro acolheu a Boa nova de seu filho. A noite concluiu-se com um jantar de confraternização.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.