Pe. Rubens jun 1, 2021

Primeiro Bispo de São Carlos: Dom José Marcondes Homem de Mello

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano

Dom José Marcondes Homem de Mello, nasceu em Pindamonhangaba aos 13 de Setembro de 1860 e faleceu em 15 de Outubro de 1937; foi ordenado Sacerdote em 1883. Foi Sagrado Bispo a 29 de Junho de 1906 em Roma pelo Cardeal Secretário de Estado do Papa Pio XI, Merry Del Val; nomeado primeiro Arcebispo de Belém do Grão Pará, de volta de Roma o paquete “Sírio” que o trazia naufragou em Palos na Espanha, falecendo afogado o Bispo de São Paulo, Dom José de Barros. Dom José Marcondes, sensivelmente traumatizado renunciou à Arquidiocese de Belém.

Criada a Diocese de São Carlos, foi Dom José Marcondes transferido em 09 de Agosto de 1908. Trabalhou aqui cerca de 30 anos, visitando todas as Paróquias da sua vasta circunscrição eclesiástica. Faleceu a 15 de Outubro de 1937 em São Paulo.  Seu corpo está sepultado na cripta da Catedral de São Carlos.

Em 1934, Dom Marcondes deixou o governo da Diocese nas mãos do Bispo Coadjutor Dom Gastão Liberal Pinto.

Paróquias criadas por Dom José Marcondes Homem de Mello: Gavião Peixoto – Santo Antonio; Santo Antonio de Araraquara, Borborema – São Sebastião; Itajobi – São José; Irapuã – Nossa Senhora do Carmo; Potunduva – Santa Cruz; São Sebastião de Jaú, Mineiros do Tietê – Senhor Bom Jesus; Rincão – São Luiz Gonzaga;  Santa Lúcia – Santa Luzia; Santa Eudóxia – Santa Eudóxia;  Tabatinga – Nossa Senhora do Bom Conselho;  Torrinha – São José e Urupês – São Lourenço.

Portanto, quando a nossa Diocese foi desmembrada de São Paulo, as Paróquias e Cidades que permaneceram no território da Diocese de São Carlos são as seguintes: São Bento de Araraquara; Nossa Senhora das Dores de Bariri; São Sebastião de Boa Esperança do Sul; São João Batista de Bocaina; Nossa Senhora das Dores de Brotas; Divino Espírito Santo de Dois Córregos; São João Batista de Dourado; São João Evangelista de Ibaté; Senhor Bom Jesus de Ibitinga; Divino Espírito Santo de Itápolis; Santo Antonio de Itapuí; Santo Antonio de Itirapina; Nossa Senhora do Patrocínio de Jaú; Senhor Bom Jesus de Matão; São José de Novo Horizonte; Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Ribeirão Bonito e São Carlos Borromeu, Catedral de São Carlos.

Amanhã você confere a história e os feitos do 2º Bispo da Diocese de São Carlos Dom Gastão Liberal Pinto.