Pastoral da Ecologia Integral participa dos 10 anos da Laudato Si’ em Piracicaba

No último domingo (25), a Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de São Carlos marcou presença na celebração pelos 10 anos da Encíclica Laudato Si’, realizada na Sub-região de Campinas. O evento aconteceu em Piracicaba e foi organizado pelas Pastorais da Ecologia Integral das cidades que compõem a Sub-região de Campinas, em conjunto com religiosas e religiosos Franciscanos, especialmente os Freis Franciscanos Capuchinhos. Reuniu cerca de 70 participantes, entre representantes dessas pastorais, religiosas, religiosos e demais pessoas comprometidas com a ecologia integral.
Publicada em 24 de maio de 2015, a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, propõe uma profunda conversão ecológica e convida toda a humanidade a cuidar com responsabilidade da Casa Comum, a criação de Deus.
A Diocese de São Carlos foi representada pelo Pe. Maique Willian Massufaro, da Comunidade São Francisco de Assis, em Matão, e pelos membros da Pastoral da Ecologia Integral: Paulo Mancini, Alessandro da Silva, Flávia Thiemann e a coordenadora Elen Pilegi Neves.
O encontro aconteceu em um cenário natural privilegiado, às margens do Rio Piracicaba, no antigo Engenho Central — espaço histórico e cultural da cidade. Os participantes foram calorosamente acolhidos pela equipe local da Pastoral da Ecologia Integral, em parceria com os irmãos e irmãs Franciscanos da região e representantes de comunidades da Sub-região de Campinas.
A programação incluiu um momento de reflexão conduzido por Malu Palmieri, coordenadora da Pastoral da Ecologia Integral de Piracicaba e especialista em Educação Ambiental. Sua fala destacou a urgência de um compromisso concreto com a ecologia integral, provocando importantes reflexões entre os participantes.
Na sequência, o Pe. Antônio apresentou uma abordagem inovadora sobre o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis — inspiração central da Laudato Si’, que neste ano celebra seus 800 anos.
A celebração do Ofício Divino das Comunidades, seguida por uma animada roda e dança circular, encerrou o encontro em um ambiente de comunhão, alegria e espiritualidade.
Durante o evento, foi constantemente lembrada a importância de ressignificar o verbo “dominar”, presente no Gênesis, entendendo-o como um chamado a “cuidar e zelar” pela criação de Deus. Essa reflexão ganha ainda mais urgência diante da atual crise climática que ameaça a vida no planeta.
(Elen Pilegi)