Pe. Rubens fev 4, 2021

Padre Rene José participa do Simpósio de Formação Ecumênica

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Diego Bortolin

Padre Rene José, de nossa Diocese, Moderador Espiritual do Seminário de Teologia e Pároco da Paróquia São Sebastião e Santa Efigênia, em Brotas, além de assessor Diocesano para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, participa do Simpósio de Formação Ecumênica, em sua edição de 2021, e sua contribuição é destacada no site da CNBB.

O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de janeiro, via plataforma Zoom, e contou ainda com a participação de 205 pessoas, entre agentes de pastoral (leigos e leigas, religiosas, padres, diáconos e bispos), incluindo membros de diferentes igrejas cristãs e tradições religiosas, o Simpósio refletiu sobre o objetivo definido a partir do tema: “Desconstruindo muros e construindo pontes: olhares a partir da Carta Encíclica Fratelii Tutti e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021″.

Padre René José, considerou a Carta Encíclica Fratelli Tutti e a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano que têm muitos desafios na desconstrução de muros de inimizade construídos pelo fundamentalismo, um movimento que, segundo ele, encontra-se arraigado no seio social e religioso.

“O fundamentalismo é movido pelo medo da perda de identidade, de espaço social, político, financeiro, religioso e tantos outros e, em razão disto, procura identificar inimigos para que assim sejam combatidos e vencidos”, disse.

O tradicional Simpósio Ecumênico é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).