Diocese São Carlos fev 19, 2018

Padre Marcio Coelho foi acolhido como novo diretor do Infista

Padre Marcio Coelho foi acolhido como novo diretor do Infista

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Durante a celebração eucarística, presidida por Dom Paulo Cezar, em razão da abertura do Ano Letivo do Seminário Maior João Paulo II, o Bispo Diocesano, acolheu Padre Marcio Coelho e deu as boas-vindas ao sacerdote, destacando sua disponibilidade em atender o chamado à essa nova missão.

Padre Marcio Coelho, foi provisionado como novo Diretor da Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA), durante a celebração, na qual, o mesmo, fez a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade.

O sacerdote é formado em Filosofia pela Universidade São Francisco e em Teologia pela Universidade Católica de Campinas. Fez Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É Professor no Curso de Filosofia desde 1996, tendo lecionado nesse período, as disciplinas de Lógica Clássica e Lógica Matemática, História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência, além da orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Atualmente, também é Tutor Presencial na EaD (Educação à Distância) no Claretiano Centro Universitário.

Conversando com a nossa reportagem, Padre Marcio Coelho destacou que se sente preparado e feliz para exercer esta nova função.

A Diocese de São Carlos é grata pela doação e dedicação do Padre Marcos Eduardo Coró, que este por muitos anos na direção do Infista. Pe. Marcos Eduardo Coró deixa a formação e assume a função de Vice- Chanceler do Bispado.

O Curso de Filosofia na Diocese de São Carlos

O curso de Filosofia da Diocese de São Carlos está completando 50 anos. Foi criado em 09 de novembro de 1967, por D. Ruy Serra, tendo seu início em fevereiro de 1968. Desde então tem formado com excelência os seminaristas no processo de preparação para o ministério presbiteral.

No início de 2008 D. Paulo Sérgio Machado criou o INFISTA (Instituto de Filosofia Santo Tomas de Aquino), com o objetivo de distinguir o espaço de convivência e formação do Seminário e o espaço de formação acadêmica. Em 2015 foi firmado um acordo com o Claretiano Centro Universitário, para que os seminaristas realizassem o Curso de Filosofia no sistema de Educação a Distância (EaD); essa formação recebia uma complementação, com temas específicos da formação presbiteral.

Em 2017, D. Paulo Cezar Costa reformulou o curso de Filosofia do INFISTA, para que oferecesse, em regime presencial, as disciplinas fundamentais exigidas pela Ratio Fundamentalis (2016) e pela CNBB (Doc. 93 – 1997), continuando também a oferecer o curso no regime EaD, no Claretiano. Em acordo firmado com o Claretiano, a partir de 2018 ocorreu a integração entre o curso de Filosofia no sistema EaD – Claretiano e a formação oferecida pelo INFISTA, com o aproveitamento dos estudos oferecidos por este Instituto.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.