Onde mora Jesus

José Alberto Moura – Arcebispo de Montes Claros Parece inconcebível Deus tornar-se um de nós, tendo também a natureza humana

José Alberto Moura – Arcebispo de Montes Claros

Parece inconcebível Deus tornar-se um de nós, tendo também a natureza humana herdada de Maria, desde que foi concebido nela por ação do Espírito Santo. Assumindo nossa carne, o Filho de Deus vem habitar conosco nesta tenda frágil, mas necessária, para percebermos que nossos limites são superados pela ação divina, quando deixamos Deus agir em nós e nos transformar. Se colocarmos obstáculo à sua ação, nossa fragilidade aparece com grande força e não nos realizamos plenamente, apesar de conquistarmos muito do que é material e cultural.

Vemos a razão de ser da moradia divina em nós ao contemplarmos o exemplo de Jesus, que veio nos mostrar que Deus é amor. Ele não se importa em ter que se rebaixar para nos dar condição de nossa elevação ao seu amor. O que nos realiza, aceitando-O em nós, é justamente vivermos para servir quem precisa de alguém que o sirva e o eleve de sua condição fragilizada. Quem utiliza a própria vida e a dá, com o uso de seus dons, para ajudar as pessoas e a sociedade a se erguerem em seus limites, está imitando o Filho de Deus. Encontra, nessa ação de amor, a razão de ser da própria vida, plenificada do amor divino. Quem deixa Deus habitar e orientar a própria vida percebe o porquê dele em sua existência. Sem a razão de ser de Deus em nossa vida, ela se torna vazia e sem sentido.

Os discípulos de João  ficaram curiosos por serem orientados a conhecer Jesus. Então eles foram procurá-lo, perguntando onde ele morava. Jesus os convidou e eles formam ver sua moradia, permanecendo o dia ali. André convidou seu irmão Simão para se encontrar com Jesus. Ambos se tornaram apóstolos de Jesus, a seu convite (Cf. João 1,35-42). De fato, quem se encontra com o Mestre é levado a ser seu discípulo, recebendo a missão de segui-Lo e indicar para os outros o mesmo encontro e aceitar a mesma missão.

Ninguém ama a quem não conhece. Para amar o Filho enviado por Deus faz-se imprescindível conhecê-Lo. Não basta o conhecimento teórico. Até o diabo conhece a Deus. Muitos O conhecem pela cultura, pela influência da educação, do contato com os ensinamentos sobre a fé. Mas o encontro, na prática da proximidade e do amor, é que faz a pessoa perceber sua graça, sua ação na vida, “digerir” sua Palavra, experimentar colocá-la em prática, imitar seu exemplo, partilhar com as pessoas, principalmente as mais necessitadas, seu serviço e sua caridade. A pessoa cheia de Jesus se torna outra, porque encontra nele a razão de ser de Deus em sua vida. Nada a faz temer, nem se decepcionar, mesmo as tribulações. Ela experimenta o amor em profundidade, que vem de Deus.

Compartilhe

Destaques

Giro Diocesano

Giro Diocesano, Notícias
Giro Diocesano, Notícias

Notícias relacionadas

Giro Diocesano, Notícias

20 de maio de 2026

Giro Diocesano, Notícias

20 de maio de 2026

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem sua jornada de fé.