Diocese São Carlos jun 12, 2015

Nota Oficial sobre a “Ideologia de gênero nos projetos municipais de educação”

Nota Oficial sobre a “Ideologia de gênero nos projetos municipais de educação”

A todos os fiéis, às famílias de nossas Paróquias e Comunidades, aos pais e aos educadores em nossa Diocese: graça e paz da parte de Deus, o Pai.

“Solicitados por nossos fiéis e alguns vereadores de nossas Câmaras Municipais, nós Bispos da Província Eclesiástica de Campinas, no exercício de nossa missão de Pastores, consideramos oportuno e necessário esclarecer o que segue, no que se refere à “Ideologia de gênero nos projetos municipais de educação”:

1. Não se trata, antes de tudo, de uma questão religiosa e sim, de uma questão humanística, isto é, do fundamento humano, organizador de uma sociedade. Toda ideologia é um sistema de ideias que esquece seu fundamento e procura impor sua compreensão reducionista a todos;

2. Por ser uma questão humanista, deve estar fundamentada nas evidências próprias do convívio humano, fundamentos já adquiridos em nossa cultura ocidental a partir das ciências humanas e biológicas que tem seu sentido e alicerce na própria natureza;

3.Como seguidores de um sadio humanismo, desejando contribuir na construção da sociedade justa e fraterna, expressamos nossa preocupação com uma ideologia que afeta estes valores e que quer se impor a qualquer custo.

4. Por isso, queremos fazer chegar nossa preocupação aos Nobres Vereadores, legítimos representantes do povo, aos pais, primeiros responsáveis pela educação de seus filhos e, a todos os responsáveis pelas escolas.

5. Com senso de responsabilidade, vivendo numa sociedade plural, esperamos que o Plano Municipal de Educação a ser votado até o final de junho, evite qualquer inserção ou imposição da assim chamada “ideologia de gênero.”

Que Deus abençoe a todos os que trabalham na educação humana de nossas crianças, adolescentes e jovens.

Com um fraterno abraço do

+ Dom Paulo Sérgio Machado

Bispo de São Carlos

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.