Pe. Rubens ago 20, 2019

Missa marcou o encerramento da Visita Pastoral em Borborema

Com informações do Pasconeiro Guilherme Ligeiro – Pascom Paróquia São Sebastião de Borborema

No domingo, dia 18, centenas de fiéis participaram da Celebração Eucarística de encerramento da Visita Pastoral dos bispos de São Carlos. A missa foi realizada na Igreja Matriz, que ficou lotada de fiéis, que vieram para agradecer e coroar esta Visita Pastoral, celebrando a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, Pe. Walterlei Anderson de Sá e Pe. Antonio Marcos Elize.

Nos ritos iniciais, a comunidade acolheu a nova imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional, através de uma doação, junto a imagem a comunidade recebeu também a nova coroa e o manto.

Na homilia, Dom Paulo, destacou através das leituras do dia, a figura de uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas, mostra a beleza e a figura de Maria, glorificada, a imagem da Igreja. Através de seu Filho Jesus e da Assunção de Maria, se tem a certeza da ressurreição. Maria está junto da Santíssima Trindade, intercedendo e ajudando, com o amor de Mãe, a conduzir os passos de seus filhos no caminho de Deus, para que todos os fiéis participem da glória eterna.

Sobre o evangelho, ressaltou, o papel missionário de Maria, este exemplo deve ser a meta da Igreja, principalmente neste Ano Missionário que a Igreja Diocesana está vivendo. “Maria partiu apressadamente e foi ao encontro de Isabel, pois estava grávida, precisa de ajuda. Este exemplo mostra o que a Igreja deve ser: uma Igreja em saída, que vai apressadamente ao encontro, gerar a cultura do encontro que o Papa Francisco tem pedido. Uma Igreja missionária, que leva a Palavra, vai ao encontro dos irmãos. Maria é exemplo de missão, pois se fez serva e obediente a vontade de Deus, e se colocou a caminho para levar Jesus”.

Após a homilia, foi realizado o rito de bênção da nova imagem. Dom Paulo convidou o pároco para fazer a imposição da coroa a nova imagem da Virgem Maria. A entronização no nicho aconteceu após a comunhão, Dom Paulo, acompanhado dos demais celebrantes, levaram a imagem até a capela do Batismo, onde no local foi feito um novo trono a Padroeira do Brasil, e ao cântico de “Dai-nos a bênção”, a Virgem Maria de Aparecida foi depositada no seu trono.

Em seguida, os bispos deram o envio missionário aos paroquianos que irão conduzir as missões em Borborema durante os meses de setembro a dezembro de 2019.

Antes da bênção final, houve os agradecimentos, Dom Eduardo Malaspina, em breve palavras, agradeceu o carinho do povo, pediu para que a comunidade continuasse neste caminho de unidade, perseverança e solidariedade.

Padre Walterlei, em nome de toda a comunidade, agradeceu a presença dos bispos durante os 4 dias de visita em nossa Paróquia, vendo a realidade do povo, o trabalho pastoral, e a comunidade ofertou um presente aos bispos.

Dom Paulo Cezar, agradeceu a acolhida da comunidade e parabenizou a todos, e também os padres da paróquia, pelo serviço que vem sendo realizado na comunidade, a unidade, o bonito trabalho pastoral e missionário e a solidariedade que o povo de Borborema tem no coração.

“Chegamos aqui felizes e vamos sair ainda mais, pois encontramos em Borborema uma Igreja bonita, que está criando uma comunhão com os padres, uma comunidade solidária, que fazem um bom trabalho pastoral. Parabéns, continuem assim, cada vez mais ser uma Igreja bonita, missionária, que vai ao encontro dos irmãos, uma Igreja em saída”, concluiu Dom Paulo.

Em seguida, foi feita a bênção, e após a procissão, os bispos receberam o carinho e o abraço dos fiéis presentes.