Diocese São Carlos fev 15, 2017

Lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese

Lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese

Por Padre Robson Caramano – Assessoria de Imprensa

No dia 20 de fevereiro, segunda-feira, acontecerá no Teatro La Salle, localizado na Av. José Pereira Lopes, 252, na cidade de São Carlos, o lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2017. O evento terá início às 19h30 e contará com a presença de autoridades civis e religiosas, coordenadores e agentes de pastorais e movimentos da Igreja Católica.

A Campanha da Fraternidade 2017  tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros.

O Lançamento do Texto Base acontecerá em outras cidades de nossa Diocese. Fique atento para participar:

20/02 – Na cidade de São Carlos. No Teatro La Salle

21/02 – Na cidade de Araraquara. No Externato Santa Terezinha

22/02 – Na cidade de Matão. Na Paróquia Santa Cruz

23/02 – Na cidade de Jaú. No Instituto Paulo VI

 

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade é um grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária, como a verdadeira penitência que Deus quer de nós em preparação à Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade, de exercício de uma verdadeira pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não cristãs.

Ela é um importante meio de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus a cada ser humano que consiste no fato de todos termos vida e a termos em abundância (Cf . Jo 10,10).

Qual o objetivo da Campanha da Fraternidade 2017?

Seu objetivo principal é assegurar o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Histórico das Campanhas

Desde seu início em 1964 até aqui ela passou por três fases:

Na 1ª fase, de 1964 a 1972, visou contemplar a vida interna da igreja.

Na 2ª fase, de 1973 a 1984, a igreja se preocupou com a realidade social do povo, promovendo a justiça e denunciando o que chamamos de pecado social.

Na 3ª fase, de 1985 aos dias atuais a Igreja tem se voltado para as situações existências do povo brasileiro e evidenciando as situações que causam morte e sofrimento em meio ao nosso povo. Estamos na cinquagésima quarta edição refletindo como tema:  ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15).

* Até o fechamento desta matéria não tivemos informação sobre o Lançamento do Texto Base em outras cidades da Diocese.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.