Jubileu dos Jovens tem início em Aparecida com Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos da Juventude

(CNBB)
Cerca de duzentos assessores das expressões e líderes jovens de todo o Brasil estão em Aparecida (SP) para participar do Jubileu dos Jovens. A programação teve início na terça-feira, 3, com o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos da Juventude, realizado no auditório Padre Noé Sotillo, no Santuário Nacional de Aparecida. O padre Vagner Peruchi, da Diocese de São Carlos e vigário para a Juventude, está presente no evento.
Bispos, padres, diáconos e leigos participaram de partilhas e debates sobre a atualização do Documento 85 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilsom Basso, apresentou o itinerário percorrido, que levou às pesquisas em âmbito nacional realizadas em janeiro deste ano. Após 18 anos, a comissão apresentou a proposta de atualização do documento aos bispos na Assembleia Geral de 2024 e segue na organização para a atualização.
“Em novembro, nós preparamos um documento, começamos a escrevê-lo e o passamos para os bispos referenciais e para a coordenação nacional de jovens. Nos comunicamos e construímos um texto justificando a necessidade de atualização do Documento 85”, disse dom Vilsom.
Os participantes se reuniram em grupos para partilhas e colaborações nas pesquisas e, posteriormente, apresentaram à assembleia temas que envolvem espiritualidade, comunicação, acolhimento, fé e diálogo com a juventude.
O encontro com os responsáveis diocesanos continuou na quinta-feira, 4, com apresentações sobre o Projeto Cuidar da Vida, orientações específicas para a COP30 e organização para o calendário de 2026. A programação diária encerra com a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
A programação segue, nesta sexta-feira, com o “RISE UP: 3º Seminário de Jovens Comunicadores” e, amanhã, a Romaria Nacional da Juventude.