Diocese São Carlos maio 15, 2018

Igrejas celebram Semana de Oração pela Unidade Cristã

Igrejas celebram Semana de Oração pela Unidade Cristã

Da Redação, 

Igrejas cristãs de todo o Brasil celebram desde o último domingo, 13, a Semana de Oração pela Unidade Cristã, que termina em 20 de maio, solenidade de Pentecostes. A ação é uma resposta direta à oração de Jesus em João 17:21, que diz: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é promovida pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), e acontece a nível mundial em duas épocas: no hemisfério sul, entre as Festas da Ascensão do Senhor e de Pentecostes; no hemisfério norte, no mês de janeiro.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. Este ano o material da SOUC foi preparado pelas igrejas do Caribe, região que possui complexa realidade política, com uma variedade de organizações governamentais, incluindo desde territórios coloniais (ingleses, holandeses, franceses e americanos) até nações republicanas.

O tema escolhido para este ano foi: “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15,1-21). Resgatando a história e as consequências do colonialismo, tanto no Caribe quanto na América Latina, a SOUC 2018 convida para refletir sobre o trabalho análogo à escravidão que, no século XXI, fere tanto a humanidade quanto a imagem de um Deus de amor e liberdade. A escravidão e o trabalho humano degradante é um desafio contemporâneo a ser assumido pelas igrejas.

Para celebrar a Semana de Oração, todos os templos cristãos de todo o hemisfério sul são convidados a realizar celebrações ecumênicas, presididas por líderes religiosos.

Oferta da Semana de Oração

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Programação na Diocese de São Carlos

Em nossa Diocese, um Culto Ecumênico acontece no dia 19 de maio, às 19h, na Comunidade Luterana da cidade de São Carlos-SP, situada na Rua Alfredo Lopes, 1717.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.