Sidney Prado nov 19, 2020

FORANIA MATÃO PARTICIPA DA JORNADA MUNDIAL DOS POBRES

FORANIA MATÃO PARTICIPA DA JORNADA MUNDIAL DOS POBRES

Com informações do Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus,  Padre Jorge João Aparecido Nahra

 

Na semana de 08 a 15 de novembro, aconteceu a IV Jornada Mundial dos Pobres, com o tema: “Estende a tua mão ao pobre” (Eclo 7,32).

Em Matão/SP, a Comunidade Católica e a Cáritas de Matão realizaram a “Semana Solidária” com uma programação repleta de boas ações.

No domingo(8), houve a acolhida as pessoas em situação de rua pela Associação da Divina Misericórdia com fornecimento de marmitas e cuidado na higienização e saúde.

Entre os dias 09 e 14, foram realizadas “lives” diárias com assuntos relacionados ao tema da Jornada, todas no horário das 20h, transmitidas pelo Facebook da Cáritas e das paróquias.

Também nos mesmos dias, aconteceu o bazar beneficente da Cáritas de Matão, que contou com a venda de camisas masculinas e maquiagens, sendo toda a renda arrecadada revertida para os projetos sociais da instituição. O bazar aconteceu ao lado da igreja Matriz Senhor Bom Jesus, em uma Banca gentilmente cedida pela paróquia.

Juntamente com o bazar, os voluntários promoveram a arrecadação de alimentos não perecíveis, leite, itens de higiene pessoal e de limpeza, bem como doações em espécie ou por depósito bancário.

Com os produtos arrecadados e as doações recebidas foram montadas cestas básicas que estão sendo entregues às paróquias da periferia da cidade.

Todas essas ações solidárias nos recordam as palavras do Papa Francisco no Angelus no dia 15/11/2020:
“Você não está sozinho na vida: há pessoas que precisam de você. Não seja egoísta: estenda a sua mão aos pobres”.

Agradecemos a todos que participaram da IV Jornada Mundial dos Pobres, seja assistindo as “lives”, seja adquirindo os produtos no bazar ou realizando as doações.

Pedimos a Deus a graça de aprendermos com Santa Dulce dos Pobres a termos sempre as mãos estendidas aqueles que precisam.

Cáritas e Comunidade Católica de Matão.

 

A história da Jornada Mundial dos Pobres

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

No Brasil, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. Com isso, a Igreja do Brasil assume a Jornada Mundial dos Pobres.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.