Diocese São Carlos maio 15, 2017

Dom Paulo Preside Santa Missa em Honra a Nossa Senhora de Fátima

Dom Paulo Preside Santa Missa em Honra a Nossa Senhora de Fátima

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Católicos do mundo inteiro festejaram, neste último sábado (13), o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. Dom Paulo Cezar, nosso Bispo Diocesano, presidiu, às 15h, a Santa Missa Solene em comemoração ao dia de Nossa Senhora de Fátima.

Na abertura da Celebração, Dom Paulo fez referência a Nossa Senhora de Fátima, neste ano do centenário: “As aparições de Fátima são um acontecimento marcante na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram para inúmeras pessoas e pela sua extensa divulgação no mundo, mas também pela sua íntima ligação à mensagem evangélica, pela profundidade com que marcam a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos”.

Os festejos em comemoração ao dia de Nossa Senhora de Fátima, neste 13 de maio, movimentaram a grande região da USP, em São Carlos, que tem como pároco o Padre João Roberto Campanini.

Em sua homilia, Dom Paulo destacou: “É preciso sentir, é preciso acreditar que somos filhos e filhas amados de Maria, e, como filhos (as), devemos sim ter uma imagem dela, mas precisamos ter a sensação de sermos seus filhos – ela que nos acolhe em seus braços diariamente. Além de tudo, é preciso fazer o que ela nos aponta, a vontade do seu filho Jesus. Celebremos, então, com alegria, esses 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, com muito amor a essa devoção a nossa Mãe Maria”.

Devotos de Nossa Senhora de Fátima lotaram a igreja. Alguns foram para agradecer e outros ainda para pedir a intercessão de Maria, por emprego, saúde e dificuldades financeiras.

A história

Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das designações da Virgem Maria. A história de Nossa Senhora de Fátima começa em 1917, na cidade de Fátima, em Portugal, quando a mesma fez uma aparição a três pastorinhos: Lúcia de Jesus dos Santos, de 10 anos, e seus dois primos, Francisco Martos, de 9 anos, e Jacinta Martos, de 7 anos.

De acordo com a descrição das crianças, que assistiram à sua aparição seis vezes, sempre no dia 13 de cada mês (a primeira foi a 13 de Maio), Nossa Senhora de Fátima aparentava ter 18 anos de idade, com um ar sereno e puro. Vestia uma túnica branca, um manto com bordados amarelos e tinha 12 estrelas em volta da sua cabeça.

Mensagem de Nossa Senhora da Fátima
A mensagem da Senhora aos três pastorinhos foi bastante simples: que rezassem muito o terço todos os dias, para dar paz ao mundo e o fim da guerra, e que aprendessem a ler.

O significado de Nossa Senhora de Fátima

A imagem e história de Nossa Senhora de Fátima envolvem muitos elementos com sentido religioso e que transmitem uma mensagem. A forma como está vestida e como apareceu para os três pastorinhos tem significados importantes. A túnica branca, por exemplo, representa a sua pureza e santidade, enquanto o manto branco com bordados amarelos sobre a sua cabeça interpreta a Igreja, uma vez que branco e amarelo são as cores da bandeira da Igreja Católica.

As doze estrelas em volta da sua cabeça representam a Doutrina dos Apóstolos de Cristo, a totalidade da Igreja, o coração da Virgem Maria e dos homens. O terço que segura caracteriza as orações que tanto pediu nas suas aparições às três crianças, enquanto os raios que saem das estrelas em volta da sua cabeça representam as graças infinitas, que servem a todos que alcançarem a devoção assídua à Igreja.

A nuvem sobre a qual Nossa Senhora aparece significa o céu, e isso quer dizer que, apesar de ter aparecido na terra, ela nunca deixou o céu, destino também dos católicos. Já os cordeiros, que estão ao redor das nuvens, além de representarem o trabalho dos três pastorinhos, dizem respeito ainda a Jesus Cristo, conhecido como o “Cordeiro de Deus”. Por fim, a história de Nossa Senhora termina com a azinheira, árvore típica da região de Fátima sobre a qual ela apareceu, e que representa os seres vivos e lembra a vida que vem do Criador.

Dom Paulo fez a coroação de Nossa Senhora de Fátima

Foto: Sidney Prado

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.