Diocese São Carlos nov 19, 2018

Diocese é representada no 23º Encontro Estadual de Comunicação da CNBB Sul 1

Da Redação

A  jornalista e Pasconeira, Ignez Lobo, coordenadora da Pascom – Pastoral da Comunicação da Paróquia Divino Espírito Santo, de Dois Córregos, representou a Diocese de São Carlos, no 23º Encontro Estadual de Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Sul 1, que teve como tema “Cristãos Leigos: Comunicadores da Verdade”.

O evento foi realizado de 16 à 18 de novembro em São Paulo no Hotel Dan Inn Planalto, a mesa de autoridades foi composta pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Vilson Dias de Oliveira, Referencial da Pascom do Sul 1 e Bispo de Limeira; Dom Devair da Fonseca, Vicariato da Comunicação de São Paulo / Comissão CNBB; Padre Luiz Cláudio Braga, coordenador da Pastoral da Comunicação Sub-Região SP 1 e Pare Marcos Vinícius Clementino, Coordenador Estadual da Pastoral da Comunicação.

O Arcebispo de São Paulo abriu os trabalhos, falando sobre a importância de levar a comunicação de Jesus sem distinção e preconceito; e que a Comunicação está deixando de ser um serviço para se transformar em um show de “likes”, seguidores, etc. “A Comunicação deve estar a serviço da verdade; deve ser uma luz para as pessoas e não dividi-las”, disse Dom Odilo.

O Bispo referencial da Pascom, Dom Vilson Dias de Oliveira, falou sobre o tema escolhido. “A partir do apelo do Papa Francisco deveremos orientar nossos leigos comunicadores para que lidem com as notícias de forma verdadeira e honesta. Ao mesmo tempo aprendam no dia a dia a buscar a verdade dos fatos. Portanto, comunicadores da verdade”, afirmou.

O jornalista e professor do curso de Jornalismo da Unicamp, Aldo Quiroga, da TV Cultura, foi o palestrante da noite. Ele falou sobre o Jornalismo Verdade e sobre o tema do momento: as Fake News e em como evita-las.

Promovido a cada ano, a última cidade a sediar o encontro foi Agudos, SP, e teve como tema “Comunicar a esperança. Não tenhas medo”.
O encontro terminou ontem, domingo, 18 de novembro, com uma visita monitorada pela Catedral da Sé, desde a cripta até as torres dos sinos.

Confira mais fotos:

23º Regional da Pascom Sul 1