Diocese São Carlos fev 22, 2018

Diocese de São Carlos agora tem Escola Diocesana de Teologia

Diocese de São Carlos agora tem Escola Diocesana de Teologia

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Fotos e vídeo: Silvia e Flávio Ferraz

Aconteceu na noite desta terça- feira (20) a inauguração da Escola Diocese de Teologia São Carlos Borromeu, na cidade de Araraquara que tem como objetivo oferecer aos diocesanos de São Carlos, especialmente os leigos e leigas das diversas comunidades, formação básica antropológica, teológica, catequética, espiritual e doutrinal, baseando-se fundamentalmente na Sagrada Escritura e nos documentos do Concílio Vaticano II, do CELAM e da CNBB, bem como do Plano Pastoral Diocesano.

Padre João Victor Bulle na ocasião foi provisionado como diretor da instituição com sede na cidade de Araraquara, Padre João Eudes Alves Ferreira assumiu como tesoureiro e o Diácono João Olímpio como secretário da escola. Foi apresentado aos alunos presentes a equipe de coordenação e corpo docente.

Para nossa reportagem Padre João Vitor disse que a diocese tem como uma das prioridades a formação dos cristãos leigos, procurando capacitá-los para assumirem com mais empenho e eficiência os diversos serviços dentro da Igreja: “Queremos promover, não somente com os cursos, mas com a própria índole da Escola, equipe de coordenação, professores e alunos o aprofundamento das dimensões comunitária, espiritual, intelectual, comunitária e pastoral-missionária”, enfatizou o diretor.

A Aula Inaugural

A aula inaugural foi realizada por Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano que falou sobre a importância do leigo, sendo membro vivo da Igreja, como aquele que assume vivamente sua missão dando exemplo tanto dentro da Igreja, como no mundo. “Neste Ano do Laicato, devemos ser exemplos e testemunhar o Cristo e seus ensinamentos em todos os lugares”, ressaltou.

Para Dom Paulo a EDiT quer ser, também, um organismo eclesial diocesano de “visão de conjunto e convergência das diversas iniciativas” formativas, constituindo uma “equipe de formação convenientemente preparada que assegure eficácia do próprio processo e que acompanhe as pessoas com pedagogias dinâmicas, ativas e abertas”, seguindo como eixo central um “projeto orgânico de formação, aprovado pelo Bispo e elaborado com os organismos diocesanos competentes”. (cf. Documento de Aparecida n. 281)

“Assim, a Escola Diocesana de Teologia será um ponto de apoio, convergência e fortalecimento de diversas iniciativas diocesanas de formação do laicato, a fim de vivenciarmos mais profundamente nossos eixos pastorais: Bíblia e Missão”, finalizou o bispo.

Confira as fotos clicando aqui:

Leitura do decreto de criação da Escola Diocesana de Teologia 

Confira a leitura da provisão do Padre João Victor Bulle

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.