Stéfano Fachina dez 11, 2019

Decreto de Criação da Paróquia de Santa Luzia de Matão

Decreto de Criação da Paróquia de Santa Luzia, Vicariato Senhor Bom Jesus, em Matão

Fazemos saber que, tendo em vista o crescimento populacional e a extensão territorial da Paróquia São José, no Município de Matão, Vicariato Senhor Bom Jesus, deste Bispado, assim como o maior bem espiritual e pastoral dos fiéis, depois de ouvir o parecer do Colégio de Consultores, segundo as normas do Cânon 515 § 2 do Código de Direito Canônico, usando nossa jurisdição ordinária invocando o Santo Nome de Deus, havemos por bem, separar, desmembrar e dividir o território da Pároquia São José, bem como criar e erigir a Paróquia de Santa Luzia, em Matão, a qual terá as divisas abaixo descritas:

O marco inicial tem como ponto de referência a Avenida Mato Grosso do Sul nº 1105, Igreja Matriz de Santa Luzia. Deflete-se à direita, em sentido Sul, nessa mesma Avenida até o cruzamento com a Avenida Francisco Mastropietro. Deflete-se à esquerda nessa mesma Avenida, seguindo por uma linha imaginária, a Sudeste, chega-se a Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), ultrapassando a Rodovia em uma linha imaginária, em sentido Leste, chega-se a divisa do Município de Matão-Motuca, sendo à direita a Paroquia São Sebastião de Motuca. Deflete-se à esquerda, no sentido Nordeste, seguindo a divisa do Município, encontra-se à direita com o Município de Dobrada, Diocese de Jaboticabal. Segue-se pela divisa do Município até a nascente do Córrego do Passa Cinco, segue-se pelo mesmo Córrego, até encontrar o Córrego do Lageado. Segue-se por este até o Córrego da Ponte. Deflete-se à direita, até a sua nascente, deflete-se à esquerda e segue-se em uma linha imaginária reta junto aos limites do Município Matão-Araraquara, até a Esquerda da antiga Represa do Horto Florestal. Segue-se através da mesma direção da sua nascente, até a estrada Municipal MTA-020. Segue-se pela mesma linha até a Linha Férrea, a Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326). Deflete-se à direita pela rodovia até o prolongamento da avenida Francisco Mastropietro. Segue-se por esta Avenida até alcançar a Avenida Mato Grosso do Sul nº 1105, Igreja Matriz de Santa Luzia marco inicial desta descrição.

Bairros que integram a Área Urbana: Jardim Popular, Portal Terra da Saudade, e uma parte da Vila Cardim. Comunidades que integram a Área Rural: Fazenda Piratininga e Capela de Nossa Senhora de Guadalupe.

Elevamos a Igreja de Santa Luzia a dignidade de Igreja Matriz com todos os direitos e deveres expressos no Código de Direito Canônico.

Determinamos que este nosso Decreto seja tornado público por ocasião da Instalação Canônica da nova Paróquia, quando entrará em vigor. Que seja transcrito no Livro Tombo da Paróquia de Santa Luzia, no Livro Tombo da Paróquia São José e do Vicariato Senhor Bom Jesus.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos onze dias do mês de dezembro de dois mil e dezenove, sob Sinal e Selo de nossa Chancelaria.

Dom Paulo Cezar Costa – Bispo da Diocese de São Carlos11

Eu transcrevi, arquivei e dou fé.

Padre Jonas Rafael da Silva – Vice Chanceler do Bispado