Pe. Rubens jun 18, 2019

Celebrações de Corpus Christi na Diocese de São Carlos

Celebrações de Corpus Christi na Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

 

Corpus Christi. Em português, Corpo de Cristo. Mais do que um feriado, a Celebração Católica que acontece na quinta-feira 20 de junho, é uma homenagem ao “Mistério da Eucaristia”: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Para esta Solenidade, a Diocese de São Carlos organizou, em seus quatro Vicariatos Episcopais, celebrações especiais, para este momento festivo.

 

A data é sempre comemorada numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a instituição deste sacramento. Conforme na última ceia de Jesus com seus Apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em Seu Corpo e Sangue.

 

Veja como será o Corpus Christi em nossa Diocese de São Carlos

 

VICARIATO SÃO CARLOS BORROMEU

 

Dom Paulo Cezar, preside a Celebração Eucarística às 09h, no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho, na cidade de São Carlos, com todos os Presbíteros, Diáconos do Vicariato e as representações da Paróquias. Ao final da celebração, haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de oração e a benção solene.

 

Lá, serão coletados os alimentos para as pessoas necessitadas, que são assistidas pela Igreja, através de suas comunidades, pastorais e instituições sociais.

 

VICARIATO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

 

Missa e procissão às 9h, na Igreja São Benedito na cidade de Jaú, com a presença de todos os padres. Missa será presidida pelo Vigário Episcopal, Padre Sandro Portela. As comunidades são convidadas a fazer um gesto de partilha e solidariedade, com a doação de alimentos para com as obras dos Vicentinos da cidade (famílias e asilo).

 

VICARIATO SENHOR BOM JESUS

 

71ª Festa de Corpus Christi em matão será presidida por Dom Eduardo Malaspina, no Vicariato Senhor Bom Jesus, às 15h, junto ao Vigário Episcopal Padre Jorge João Ap. Nahra e demais Presbíteros desta região vicarial.

 

VICARIATO SÃO BENTO

 

Nosso Bispo Auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, participa às 09h na Matriz São Bento, da Solenidade de Corpus Christi na cidade de Araraquara, junto aos leigos e leigas e Presbíteros desta região.

 

Origem da Celebração

 

A celebração teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion, teria tido visões de Cristo, demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

 

Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Transiturus de hoc mundo”, estendeu a festa litúrgica para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

 

Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil Sacerdotes, nos cinco continentes. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um Ostensório, é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.