Diocese São Carlos nov 19, 2018

Candidatos ao Diaconato Permanente recebem Ministério do Acolitato

Com informações do candidato ao Diáconato Permanente – Claudio Biason

Durante a Celebração Eucarística de dedicação da Basílica do Latrão no último dia 9 de novembro, na Paróquia São Geraldo em Araraquara, os 16 candidatos ao diaconato permanente da Diocese de São Carlos receberam o Ministério de Acolitato, etapa necessária na caminhada dos futuros diáconos permanentes na sua missão do serviço da Caridade, do Altar e da Palavra.

A missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar Diocesano de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina e concelebrada por presbíteros da Diocese.

O Ministério

O Ministério de Acólito é dado pela Igreja aos candidatos ao diaconato permanente para cuidarem do serviço do altar, auxiliarem o sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa e na distribuição da Sagrada Comunhão como Ministro Extraordinário da Eucaristia. Este ministério juntamente com o ministério de Leitorato são dados aos candidatos ao diaconato permanente em preparação para a ordenação diaconal. A ordenação destes 16 futuros diáconos permanentes acontecerá no dia 05 de janeiro de 2019, sábado, às 17h na Catedral de São Carlos.

Dom Eduardo dirigiu aos candidatos palavras de motivação e encorajamento, pedindo para que se esforcem em viver intensamente este ministério e jamais deixem de fazê-lo tendo como princípios fundamentais que jamais devem ser esquecidos: primeiro o “ zelo “ para com as coisas de Deus. Como a missa celebra a Dedicação da Basílica do Latrão, a Catedral de Roma, onde o Santo Padre precede a Igreja de Roma, a mãe de todas as Igrejas, devemos lembrar também de cada Igreja, capela, santuário, lugar do nosso encontro com Deus.

Como elas merecem respeito, consideração e veneração, merecem ser cuidadas da melhor maneira possível. O segundo princípio é viver em “ comunhão” com Deus e com todos os nossos irmãos e irmãs, sem distinção, vivendo a verdadeira fraternidade cristã em comunidade e doação aos irmãos.

E finalmente o terceiro princípio é “ jamais perder o brilho da graça de Deus”. Não nos deixemos levar pelas coisas do mundo que tentam tirar de nós o brilho da infinita graça de Deus.

Confira algumas fotos:

Candidatos ao Diaconato Permanente recebem Ministério do Acolitato