Diocese São Carlos set 24, 2018

Bispo Emérito completa 29 anos de Ordenação Episcopal

Bispo Emérito completa 29 anos de Ordenação Episcopal

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Neste dia 24 de setembro, celebramos com nosso Bispo Emérito, Dom Paulo Sérgio Machado, 29 anos de sua Ordenação Episcopal.

Foi sagrado bispo aos 24 de setembro de 1989, pelas mãos do então núncio apostólico no Brasil, Dom Carlo Furno e escolheu como lema episcopal: “OPUS SOLIDARIETATIS PAX” (A Paz é fruto da solidariedade), tornou-se o segundo bispo diocesano de Ituiutaba (MG) aos 26 de julho de 1989. Aos 22 de novembro de 2006, no seu aniversário de 61 anos, foi eleito bispo da Diocese de São Carlos (SP), cuja posse canônica deu-se aos 25 de janeiro de 2007.

Na Diocese de São Carlos, Dom Paulo foi responsável pela criação de 54 paróquias e também pela ordenação de 58 padres. Em 2008 organizou os festejos e comemoração dos 100 anos da Diocese São Carlos. Reformou o Seminário Maior de São Carlos, dando-lhe como patrono São João Paulo II.

Criou o Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA) em parceria com a Rde de Educação Claretianos para auxiliar na etapa de formação filosófica dos seminaristas de nossa diocese.

Enviou quatro padres a Roma para curso de especialização. Preparou, no prédio da Cúria, as instalações do futuro Tribunal Eclesiástico Diocesano, e em 13 de dezembro de 2015, em Solene Celebração litúrgica na Catedral de São Carlos, abriu a porta santa do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Solenidade esta, que também foram ordenados 6 novos Presbíteros para o serviço pastoral na Diocese de São Carlos. No dia 16 de dezembro, sua Santidade o Papa Francisco, acolheu o pedido de renúncia de Dom Paulo Sérgio.

Com carinho, rogamos a Deus que continue a abençoar Dom Paulo Sérgio para que continue com fé e amor, no serviço a Deus, à Igreja e com saúde plena.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.