Diocese São Carlos fev 19, 2018

Bispo Diocesano Ministra Aula Inaugural no Infista

Bispo Diocesano Ministra Aula Inaugural no Infista

Da redação, com informações do Padre Sandro Portela, Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio e Fotos de Sidney Prado

 Aconteceu, na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, a aula inaugural da Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA). A aula foi proferida por nosso Bispo Dom Paulo Cezar, que discorreu sobre a temática ” Fé e Razão”. Perpassando todos os períodos da história da Filosofia, desde o pensamento platônico e neoplatônico, como Orígenes e Agostinho, chegou em sua reflexão até o surgimento das primeiras Faculdades de Teologia, na Idade Média, na qual se tinha a busca de uma Filosofia no fundamento da razão e, nela, a base para a afirmação de seus conceitos.

Dom Paulo destacou que com Santo Tomás, esse diálogo avança, tanto que a Filosofia se torna serva da Teologia : “Mas este casamento entra em crise na passagem para a Modernidade, onde, com Galileu Galilei, mudam-se os pressupostos científicos. Há uma mudança de métodos. E com o método experimental, a Teologia não consegue se enquadrar. A metafísica perde seu espaço”.

Dom Paulo continuou lembrando que só posteriormente, com o fideísmo, há uma busca da verdade. A Teologia busca isso. As ciências também. E aí a fé passa a ter uma independência e, passa a ser respeitada novamente. “O homem só pode ser conhecido plenamente quando se olha para o seu encontro com Deus”.

Com relação à Modernidade, Dom Paulo lembrou que “o poder da ciência moderna é inquestionável mas, não se pode limitar a isso. O ser humano é mais que isso, é preciso olhar adiante, e aí, entra o sentido da vida”, conclui Dom Paulo.

Confira alguns clicks:

Aula Inaugural Infista

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.