Pe. Rubens dez 30, 2019

Bispo Diocesano convida para Oração das Vésperas e “Te Deum”

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Dom Paulo Cezar Costa, convida todos os Diocesanos para participarem no dia 31 de dezembro, às 17h na Catedral de São Carlos da Oração das Vésperas e “Te Deum” (“A Vós, ó Deus“) é um hino católico de louvor e ação de graças a Deus, atribuído a Santo Ambrósio e Santo Agostinho por ocasião do batismo deste último pelo primeiro, no ano de 387, na catedral de Milão.

A Santa Mãe Igreja concede Indulgência Plenária a todos os fiéis que rezarem o Te Deum no último dia do ano.

O que é indulgência plenária?

A doutrina e o uso das indulgências na Igreja Católica há vários séculos encontram sólido apoio na Revelação divina, e vem dos Apóstolos.

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”. (Norma 1 do Manual das Indulgências).

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que: “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, sequelas dos pecados (n. 1498).

O pecado tem duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é perdoada na Confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador e nos outros, e que precisa ser reparado, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial.

Atribuído a Santo Ambrósio e Santo Agostinho, quando o primeiro batizou o segundo no ano de 387, na catedral de Milão

É tradição na Igreja cantá-lo de forma solene em agradecimento a Deus por todas as graças recebidas ao término de cada ano, mas não é preciso esperar o dia 31 de dezembro para rezar esta preciosa oração de gratidão: aliás, muitos seminaristas, sacerdotes, freiras e fiéis leigos o rezam todas as manhãs, logo que acordam!