Pe. Rubens set 20, 2021

TEMPO DA CRIAÇÃO 2021: UMA CASA PARA TODOS? RENOVANDO O OIKOS DE DEUS

TEMPO DA CRIAÇÃO 2021: UMA CASA PARA TODOS? RENOVANDO O OIKOS DE DEUS

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos (RJ)

O mês de setembro nos traz, todos os anos, o evento chamado Tempo da Criação, iniciativa do Papa Francisco que, na sua quinta edição, nos interpela a respeito do cuidado da Casa Comum e nos impulsiona à renovação do oikos de Deus, a Mãe Terra. Trata-se de vivenciar, desde o 1º de setembro aos 04 de outubro (festa de São Francisco), um verdadeiro jubileu de restauração da Criação.

Reúne objetivos educativos, espirituais e socioambientais, gerando consciência lúcida e mobilizando os grupos de atuação num verdadeiro mutirão e corrente de louvor e proteção pela Casa Comum. Este mês, para o Brasil, já tem várias datas que comemoram este olhar e atitude de preservação e consciência para com o ambiente natural. A começar pelo dia da Amazônia (05/09), data para despertar e agir contra o desmatamento e da agressão à biodiversidade neste bioma primordial para toda a Terra, aderindo aos nossos irmãos indígenas, cuidadores e guardiões deste patrimônio biológico.

Dia 15/09, dia de faxina e limpeza dos mares, oceanos e praias (clean-up Day), defendendo as espécies marítimas do plástico e outras poluições. Dia 16/09, Dia Internacional do Ozônio, ou da restauração da Camada de Ozônio, filtro vital para radiações ameaçadoras à vida e saúde humanas. Dia 21/09, Dia da Festa das Árvores, lembrando o Decreto n. 55795, valorizando as árvores na sua contribuição para a vida do planeta. Dia 22/09, Dia de Defesa da Fauna, que recorda a Lei n. 9.605, de 12/02/1998, que visa à proteção e salvaguarda da fauna silvestre, exótica ou doméstica, e à luta contra o contratado ilegal e predatório de espécies em risco de extinção.

Terminando este tempo celebramos, com São Francisco, o dia dos animais e da ecologia, superando apenas um olhar ambientalista técnico e científico, necessários, sem dúvida, para curar a Terra, mas propondo a nossa conversão alegre, sincera e simples, para uma nova civilização equilibrada, harmoniosa e saudável com relacionamentos equitativos e esperançosos com o Pai, a humanidade inteira, todas as criaturas e seres vivos. Deus seja louvado!

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.