Pe. Rubens jan 13, 2022

SOBRE ATRAVESSAR DESERTOS

Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos, Mestre em Linguagem, Mídia e Arte pela PUC Campinas/SP.

Não é sempre, mas o caminhar pela vida implica atravessar desertos. Diga-me você se ao menos por uma vez o sentimento de solidão não lhe tomou por inteiro e você se viu só, com seus medos, seus monstros interiores, afinal todos temos nossos monstros. Todos atravessamos nossos desertos.

Eles, os desertos, nem sempre são compreendidos pelas pessoas que estão a nossa volta. Todos tendem a querer nos tirar dele, sem compreender que apenas atravessando se vê o fim. Existe, hoje, ilusão e imaturidade. A ilusão é de todos nos acharmos capazes de nunca sofrermos, a imaturidade é nunca aprendermos a sermos mais fortes com o sofrimento. Quanto mais se busca fugir do deserto, menos preparados nos tornamos para atravessá-lo.

Atravessar desertos nos faz sermos mais fortalecidos, no entanto, ele implica perdas; atravessar desertos é aprender da forma mais difícil que nem tudo é como a gente quer ou gostaria que fosse; atravessar desertos é aprender a deixar. Deixar pessoas, deixar sentimentos, deixar os pesos pra seguir mais leve.

Bem por isso, se vive só. Na solidão se reconhece o que é essencial. Sair do deserto é aprender a andar sozinho, assumir quem se tornou e seguir [as pessoas, se quiserem, nos encontrarão; as coisas, a gente conquista novamente], tudo é apenas uma questão de tempo.

“Ou a gente brinca com a vida ou a vida brigará com a gente” – essa frase me chamou atenção quando comecei a ler “O Futuro da Humanidade”. Vamos nos deparando com um cenário todo estranho nesses tempos. As pessoas valorizam demais a imagem, ficam no superficial da informação e da vida, com isso, o tempo passa e o sentimento de que não fizemos nada de útil tende a ser massacrante.

Não a toa temos pessoas carregando pesos enormes em suas costas. Carregam um mundo que pensam poder controlar e a verdade é que viver é um tremendo descontrole. É preciso meter-se na vida. Atravessar desertos. Fazer história. Vencer os medos. Enfrentar seus monstros.

Leva um tempo pra aprender que a vida é travessia e ela só será o caminho que você tiver a coragem de percorrer.

CORAGEM!