Pe. Rubens mar 18, 2022

São José e a comunicação

Buscar, encontrar e em tudo esforçar-se para fazer a Vontade de Deus. Esse é o segredo da felicidade. Pois, a felicidade é fazer o que eleva a dignidade do outro na filiação divina. Viemos a este mundo para sermos um louvor à glória de Deus, isto é, sermos conforme a imagem do Filho de Deus, Jesus Cristo.

Cada um de nós é uma pedra do mosaico divino. Uma vez contemplados com o dom da vida, somos chamados, por graça de Deus, a nos esforçarmos nessa busca interna, lá no nosso íntimo pelos dons do Espírito Santo. Dons que nos capacitam a contribuir para a santidade do povo eleito, Igreja de Jesus Cristo, ou seja cooperar na construção do Reino de Deus.

Meditando sobre a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que comemoraremos neste ano de 2022, sob o tema: “Escutar com o ouvido do coração”, lembrei-me da querida figura do “Santo do Silêncio do Coração”: São José. Este Santo, Justo Varão, nos fascina e nos atrai pela sua postura de permanente silêncio. Pelo relato das Escrituras, não disse nada, nada escreveu e nada deixou a não ser seu irrepreensível exemplo, de homem de ação e oração, em perfeita comunhão com o Deus Altíssimo.

Com sua dignidade, sua personalidade de servo fiel à vontade de Deus, privilegiou a escuta como uma linguagem amorosa do coração. Alimentou-se dessa fonte, inesgotável manancial da sabedoria divina que o iluminou em todas as suas decisões. Exemplo que nos leva à reflexão de que o silêncio conduz ao abissal de nossa alma, ao recôndito onde em nós habita o Altíssimo.

O Homem é um ser relacional. Deve aprender a arte de se comunicar consigo mesmo, com os outros, com Deus e com a obra da criação. Pecado é perder esse vinculo relacional com a vida em todas as dimensões.

A mensagem do Papa é uma catequese destinada a todos comunicadores, em especial aqueles que influenciam a opinião publica.  O verdadeiro comunicador não é necessariamente aquele que oferece uma avalanche de informações, notícias, opiniões. Mas sim, e muito mais, aquele que preza o conteúdo da informação e é capaz de oferecer ao leitor (principalmente os mais pobres e privados do acesso à educação), uma mensagem que ajude no discernimento da verdadeira Justiça e Ética.

São José é o Patrono da Igreja Católica, e o seu silêncio nos questiona e nos convoca a sermos e agirmos como verdadeiros comunicadores e educadores, segundo o Espírito Santo. Mensageiros que valorizam a escuta com o coração, e cultivam o amor pelos irmãos. A missão da Igreja no mundo é ser o sinal visível do Reino de Deus. Ela é, portanto, vocacionada a ser educadora, formadora e multiplicadora de Agentes Comunicadores. Fiel ao seu Carisma de evangelizadora e propagadora da Boa Nova de Jesus, sobre os telhados e caminhos do mundo, através das ondas do Espírito Santo.

____________________________________

Padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio é vigário paroquial da Basílica N. Sra. do Carmo, na Arquidiocese de Campinas (SP). É diretor espiritual do Centro de Orientação Familiar e autor dos livros ” Terço Abençoado de São Jose”, “São José o Patrono do nosso Tempo” e “Uma Rosa para Maria”, pelas Edições Loyola. E-mail: padredilascio@uol.com.br